Um Ford Modelo T Speedster 1915 tornou-se o veículo mais antigo a aderir ao novo plano de assistência e reparo gratuito lançado pela Ford na Europa. A preciosidade foi inscrita pelo colecionador Joaquim Costa no chamado programa SARA (Service Activated Roadside Assistance), em um distribuidor Ford.

![]() |
Joaquim Costa, proprietário do Ford Modelo T |
Costa levou seu Modelo T a um distribuidor Ford na região de Torres Vedras de Portugal, perto de onde mora. Sua casa tornou-se um arquivo vivo de tudo que se refere à Ford e, além do Modelo T, abriga também um Anglia 1950, um Cortina 1500 GT 1965, um Mustang 1967, um Escort 1974 e um Modelo B 1932, como mostra o vídeo neste link.
Ele trabalhou em um distribuidor Ford de Lisboa durante 41 anos e preparou a entrega do Mustang que hoje está na sua coleção. E também cuidava da manutenção do carro para o antigo dono, até finalmente comprá-lo em 1992.
Modelo T
O Modelo T do colecionador português foi produzido na fábrica da Ford em Walkerville e saiu da linha de produção na versão chassi, depois transformada em Speedster por encarroçadores externos. Costa comprou o carro em uma exposição de carros clássicos em 2004 e fez uma restauração completa do motor.Produzido de 1908 a 1927, período em que somou mais de 15 milhões de unidades, o Modelo T era um veículo de baixo custo, confiável e de manutenção fácil, capaz de suportar a precariedade das estradas da época.
Programa de assistência
Além de Portugal, o programa Ford BlueService já é oferecido em países como Reino Unido, Espanha e Irlanda, incluindo inspeção gratuita de mecânica e itens de segurança e carro reserva. Ele conta também com um centro de atendimento exclusivo, pioneiro na indústria, para os clientes que procuram assistência, auxílio em acidentes, manuais e outros serviços.
“O Ford Modelo T não era o primeiro carro que tínhamos em mente quando lançamos o Ford BlueService e o SARA. Mas ele mostra que todos os nossos clientes podem ter acesso ao programa, independentemente da idade do seu carro”, diz Bernhard Mattes, vice-presidente de Serviço ao Cliente da Ford Europa.
Fonte: Imprensa Ford
Nenhum comentário:
Postar um comentário