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Carro-conceito é equipado com propulsor 1.6 que agrega sistema turbo e injeção direta de combustível |
Helder Lima
Concebido pelo Centro de Design da Nissan América (NDA), nos Estados Unidos, em parceria com designers brasileiros e produzido no Brasil, o Nissan Extrem antecipa um novo estilo para os automóveis. Reunindo versatilidade e resistência com a agilidade de um compacto 2+2, o Extrem é também um novo gênero de esportivos compactos urbanos.Sua apresentação no Salão do Automóvel de São Paulo ressalta o compromisso da Nissan com o Brasil. O País é um dos maiores mercados automotivos do mundo, onde a empresa conquistou 2% de market share em 2011.
Embora seja um carro-conceito, sem planos de produção no momento, o Extrem traz estilos de elementos que poderão inspirar os futuros produtos da marca, não apenas para o Brasil.
Os designers gerenciaram o projeto remotamente, mas desenvolveram o protótipo em clay (modelo em escala feito em argila) e digitalmente utilizando recursos locais em São Paulo.
Adotando a plataforma V – a mesma do March –, o Extrem é mais alto, mais largo e mais longo que o compacto. A distância entre-eixos é de 2.450 mm; a altura é de 1.530 mm; o comprimento, 3.850 mm; e a largura, 1.765 mm.
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Desenho combina elementos inovadores
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhz0gOnfbUEBxPK3i8TGAwD3_A6_FRGRrs_0nBsfFqAyLngNGMCcdY0z-FE7RSp09sVZG8MTqjh2Fxsq8KrVAU3q7LC9OeImOHz2QhQjAodIWC36oTHX9VIVtbTtpt63QH39ce7HaTnivc/s400/Nissan+Extrem_05.jpg)
As linhas e superfície da carroceria transmitem sensação de robustez e agilidade com os paralamas volumosos, definidos por vincos afiados. O Extrem também possui um lado prático: as barras longitudinais no teto incorporam uma presilha para o transporte de carga, enquanto o exclusivo e único sistema see-through (veja através) da coluna A garante visibilidade extra aos ocupantes.
Faróis e lanternas são de LED. Completando o vidro traseiro, o desenho das lanternas tem formato de uma barbatana em camadas, mostrando uma estrutura arejada e leve. Uma placa de alumínio, em relevo para reforçar a robustez, abriga o escapamento, que é montado centralmente.
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