terça-feira, 22 de maio de 2012

Seguro automotivo, quando utilizar e o que fazer

Luiz Roberto de Jesus Diniz


A segurança
Sempre que compramos um carro, principalmente novo, verificamos que o seguro é muito importante. Nos últimos anos, o número de carros segurados tem crescido muito e esta relação está ligada ao número de carros novos que estão sendo vendidos e colocados nas ruas to­dos os dias. Quanto mais carros novos, mais carros segurados.

A seguradora
O que leva tantas pessoas a com­prar uma apólice de seguro automotivo é justamente o medo de acontecer al­guns problemas, como: roubo, incêndio e acidentes, a qualquer momento e em qualquer lugar. Já diz o ditado: “O seguro morreu de velho”.
A necessidade da sensação de segu­rança faz com que o proprietário de veí­culo procure as seguradoras e elas, por seu lado, possuem uma série de produ­tos, uma série de ofertas com diferentes coberturas, que fazem o preço do seguro variar muito. Fazer os comparativos entre tantas ofertas diferentes é complicado.

O corretor
A pessoa mais indicada para prestar assessoria na hora de comprar uma apólice de seguros para o seu automóvel é o corretor de seguros, ele, sim, está treinado, conhecendo todas as regras e a oferta completa das seguradoras e pode indicar os melhores preços em relação ao que realmente é necessário comprar e utilizar.
Mas, como em todo ramo, existem pro­fissionais bons e outros que nem tanto, portanto, procure bons profissionais, cor­retores que sejam honestos e tenham conhecimento para ajudar na escolha do produto adequado.

A utilização
Outro fator importante é pensar que está comprando o seguro para que ele seja utilizado, claro que não é agradável utilizá-lo, mas, em caso de algum pro-blema, lembre-se que irá utilizá-lo, então, não adianta comprar algo que você nem conhece direito, pois, você deve conhecer todos os serviços que estão na apólice de seguros.
No caso de um acidente, não se es­queça de avisar o corretor, ele te ensinará a usar melhor os serviços disponíveis em sua apólice, evitando possíveis problemas com a seguradora. Quando o corretor vende o seguro está vendendo, também, a assessoria para acompanhar você na hora que necessitar utilizá-lo.

A escolha da oficina
Mais um fator importante é saber que, em caso de acidente (sinistro), você deve escolher uma oficina da sua confiança para consertar o seu carro. As segurado­ras sempre indicam oficinas credenciadas para facilitar a parte de aprovação e ter o custo do conserto do carro controlado, mas, eu costumo dizer que, a segura­dora não coloca no contrato que o seu cliente deve levar o carro nas oficinas que a seguradora indica por estas praticarem preços mais baixos.
Preste muita atenção ao fato que, no caso de conserto de carro, geralmente, os preços mais baixos serão os conser­tos que trarão problemas. Como em ne­nhum segmento ou ramo de atividade, não existem milagres, quando falamos de custos, no caso de oficinas de repa­ração isto, claramente, não deixa de ser verdadeiro.








Luiz Roberto de Jesus Diniz
Consultor para Desenvolvimento de Negócios
Concetto Consulting - Concetto Group


Nenhum comentário:

Postar um comentário