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Rodas de liga leve ganharam novo desenho na versão 2013 do veículo ‘aventureiro’ |
Helder Lima
A linha 2013 do CrossFox
está chegando às concessionárias Volkswagen com opção de transmissão automática
I-Motion, que proporciona maior conforto no tráfego urbano e na estrada.
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Com design mais aerodinâmico, novos componentes provocam menor turbulência do ar |
Conhecida pela sigla ASG
(iniciais de Automated
Sequential Gearbox) a transmissão permite que o motorista faça
trocas de marchas sequenciais sem embreagem. As mudanças podem ser feitas por
meio da alavanca localizada no console ou pelos acionadores opcionais (shifts paddles)
posicionados junto ao volante.
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Volante pode ser equipado com borboletas para a troca opcional de marcha sequencial |
Mas a principal vantagem
da transmissão I-Motion é poder ser usada de modo totalmente automático, com a
seleção das marchas definida por uma central eletrônica.
A tecnologia I-Motion se
baseia na tradicional transmissão manual com cinco marchas MQ200 da marca. A
transmissão automatizada agrega à caixa um sistema de acionamento inteligente e
elimina a necessidade da embreagem.
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O CrossFox I-Motion conta também com freios ABS e airbags dianteiros de série |
Na transmissão ASG, as
trocas de marchas são feitas por atuadores eletro-hidráulicos, acionados por um
sistema de óleo pressurizado. A seleção das marchas é feita por uma central de
controle computadorizada específica, que troca informações com a central
responsável pelo gerenciamento do motor.
Para escolher a marcha
apropriada a cada situação são levados em conta dados como a velocidade do
carro, a inclinação da pista, rotação do motor e o posicionamento do pedal do
acelerador.
O motorista pode optar
por um comportamento mais dinâmico, em modo automático, selecionando a opção
esportiva do câmbio (S, de Sport). Nessa
posição, a unidade passa a realizar as trocas nas acelerações em rotações mais
elevadas, privilegiando ao máximo o aproveitamento do torque.
Motor
desenvolve 104 cv
O CrossFox I-Motion é
equipado com o motor 1.6 Total Flex, que desenvolve 104 cv (76 kW) quando
abastecido com etanol e 101 cv (74 kW) com gasolina, reconhecido pela
resistência, durabilidade e eficiência. Usando apenas etanol, o carro acelera
de zero a 100 km/h
em 11,7 s (12 s com gasolina) e atinge 173 km/h (171 km/h com gasolina).
Uma novidade presente de
série em toda a linha Fox 2013 são as palhetas do limpador de para-brisa tipo
Aerowisher. Com design mais aerodinâmico, esses componentes provocam menor
turbulência do ar e, consequentemente, menor ruído em altas velocidades.
A conformação e a
estrutura das palhetas também melhora o contato com a superfície do vidro,
assegurando melhor visibilidade e segurança em condições climáticas adversas. O
CrossFox I-Motion conta também com freios ABS e airbags dianteiros de série.
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