Dois minutos não é muito, mas é tempo suficiente para a Land Rover para comemorar um ícone do universo de automóveis. O Range Rover tem sido pioneiro no design, refinamento e inovação de engenharia desde 1970 e a Land Rover apresenta a evolução do SUV de luxo por meio de quatro gerações com uma animação única que dura apenas 120 segundos.
A animação detalhada mostra como o Range Rover de hoje retém muitas das marcas registradas de design estabelecidas pelo clássico de 1970 e culmina com a mais recente versão, o SVAutobiography Dynamic.

A história do Range Rover começa com 26 modelos de pré-produção, que usavam a identificação Velar em um esforço de esconder sua identidade - velare significa “véu” ou “capa” em italiano - composto de letras do emblema “Land Rover” que geralmente decoram a frente e traseira de um veículo. Em seguida, vem o eterno Range Rover Classic de duas portas como as imagens mostram gerações sucessivas, terminando com o derivativo mais poderoso, o 550VA SVAutobiography Dynamic construído pela divisão de Operações de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover.
Gerry McGovern, chefe de design da Land Rover, disse: “o Range Rover tem, ao longo do tempo, alcançado o status de design icônico por meio de uma evolução progressiva de seu DNA exclusivo, culminando em um veículo de distinção incomparável. Desde seu sentido de evolução e de sensibilidade sofisticadas inerentes ao seu design interior às suas mínimas proporções exteriores contudo poderosas, o Range Rover está sozinho”.
Quando foi lançado pela primeira vez em 1970, Range Rover foi um dos primeiros veículos a entregar permanente tração nas quatro rodas, enquanto muitos outros ainda eram selecionáveis. Em 1971, o modelo original foi citado como “um trabalho exemplar de design industrial” quando se tornou o primeiro veículo a ser exibido mundialmente no famoso Museu do Louvre em Paris e tem sido vanguarda do design e inovação de engenharia desde então.
A variação de quatro portas foi introduzida em 1981, seguido rapidamente pela primeira aplicação de uma transmissão automática no Range Rover em 1982. Em 1989, o SUV de luxo foi o primeiro 4x4 a ser equipado com freios antibloqueio (ABS) e, em 1992, ele tornou-se o primeiro SUV no mundo equipado com controle de tração eletrônico e suspensão pneumática eletrônica automática.
As evoluções da engenharia continuaram em 2012, quando o Range Rover foi o primeiro SUV todo-alumínio do mundo. Mais recentemente, em 2014, o SUV de luxo foi o primeiro veículo a empregar Land Rover avançado semiautônomo All-Terrain tecnologia de Controle de progresso (ATPC), efetivamente um controle de cruzeiro off-road para controle autônomo de velocidade em todos os terrenos.
O último modelo incluído na animação, o SVAutobiography Dynamic, compartilha seu motor V8 com o aclamado Range Rover Sport SVR e é especialmente calibrado para produzir 680Nm de torque e 0-100km/h em apenas 5,4 segundos. Melhorias interiores, incluindo estofos de couro de diamante acolchoado com costura de contraste de forma a entregar elevado refinamento e desejo.
Desde o seu lançamento há 48 anos sob a flagship Land Rover o modelo Range Rover alcançou mais de 1,7 milhão de vendas em todo o mundo e ganhou uma reputação como o melhor veículo todo-terreno de luxo. O lendário SUV’s de incomparável capacidade e elegância tornou-se favorito da realeza, líderes empresariais, políticos e celebridades em todo o mundo.
A evolução do Range Rover é visualizada com os seguintes modelos:
• 1969 - Range Rover Prototype (Velar)
• 1970 - Range Rover Classic (duas portas)
• 1973 - Range Rover Classic (Suffix C)
• 1981 - Range Rover Classic (quarto portas)
• 1994 - Segunda geração Range Rover (P38a)
• 2001 - Terceira geração Range Rover
• 2012 - Quarta geração Range Rover
• 2014 - Quarta geração Range Rover Long Wheelbase
• 2015 - Range Rover SVAutobiography
• 2016 - Range Rover SVAutobiography Dynamic
Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover
Nenhum comentário:
Postar um comentário