A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou dia 5 de maio, em Las Vegas, o primeiro caminhão autônomo do mundo – algo que promete ser uma revolução nos transportes.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgXSaCAHR14-fwNyLz6NUjTSL_9OqPwk-fIwQZ4B4mmcC4v696uvMKI2kuaBbTsB3l-xg_cIi4K3gsfRBxlqAkoEIepN7pas5L3tTc3H1M1PwvybJq-kvIefjw96t4qgyXE4q7Va7-JB8c/s400/Freightliner+Inspiration+Truck_02.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhi9M-tmNoJLLaANx2FFqlIOSPyRk-5oZ_Eq9gf3dQ-qahPgywSHpln06wb2KBJo0QhTLqi-BKGpCD3yXxRlFgXfVV_iuKdWgrzmz1afUok7hY8EfB7B0unf-GM1IMtVcdJTdsSElavdSw/s400/Freightliner+Inspiration+Truck_04.jpg)
Segundo Bernhard, o motorista pode assumir o controle da máquina a qualquer momento. E é ele quem será responsabilizado em caso de acidente.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgDUEZWyG5X9-JRqMQqqEdIcdLcKIx7Ka7tol3OTQnt3sO9HLI62dJNGqxljmJyX67NQtsvX7cnz0Fgl61FtNwGLMFuRFk471vr9hhZKmWxfV6v55IEeiZZMdg7DbtPWkp5N7IDUk3KLpg/s400/Freightliner+Inspiration+Truck_03.jpg)
Dois protótipos foram construídos para testes e demonstrações. São autônomos “Nivel 3″, ou seja: os sistemas eletrônicos podem assumir totalmente o controle em determinadas condições de tráfego, mantendo o veículo na faixa, a velocidade legal e guardando distância segura para o carro da frente.
O caminhão inteligente não requer estradas especiais e pode rodar pelas rodovias atuais. Consegue “ler” placas e sinais. Os sensores e computadores empregados para o modo autônomo já são usados em um dos modelos da Freightliner. A diferença é que, no Inspiration Truck, os sistemas foram combinados e “sabem fazer mais contas”. Além disso, há um conjunto de câmeras e radares.
Visualmente, os protótipos se destacam por trazer kits aerodinâmicos (com direito a rodas tapadas) e luzes por leds. A cabine é minimalista, reduzindo ao mínimo os comandos para o motorista.
A Freightliner não revelou qualquer outro detalhes mecânicos ou sobre o lançamento comercial e viabilidade econômica desse cavalo-mecânico do futuro.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário