A Daimler Trucks North America (DTNA) apresentou dia 5 de maio, em Las Vegas, o primeiro caminhão autônomo do mundo – algo que promete ser uma revolução nos transportes.


Segundo Bernhard, o motorista pode assumir o controle da máquina a qualquer momento. E é ele quem será responsabilizado em caso de acidente.

Dois protótipos foram construídos para testes e demonstrações. São autônomos “Nivel 3″, ou seja: os sistemas eletrônicos podem assumir totalmente o controle em determinadas condições de tráfego, mantendo o veículo na faixa, a velocidade legal e guardando distância segura para o carro da frente.
O caminhão inteligente não requer estradas especiais e pode rodar pelas rodovias atuais. Consegue “ler” placas e sinais. Os sensores e computadores empregados para o modo autônomo já são usados em um dos modelos da Freightliner. A diferença é que, no Inspiration Truck, os sistemas foram combinados e “sabem fazer mais contas”. Além disso, há um conjunto de câmeras e radares.
Visualmente, os protótipos se destacam por trazer kits aerodinâmicos (com direito a rodas tapadas) e luzes por leds. A cabine é minimalista, reduzindo ao mínimo os comandos para o motorista.
A Freightliner não revelou qualquer outro detalhes mecânicos ou sobre o lançamento comercial e viabilidade econômica desse cavalo-mecânico do futuro.
Fonte: O Globo
Nenhum comentário:
Postar um comentário