A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição ao criar o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e performance descomunal. Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhUPMkYaHgjYsRRRhl7ZAzQ0HXBIAOYyI99788GsKIwyMeH16aGfC7F0JR3w2lpbwi0S_Jm5BUkLKrkPCsIN1pYYY6z2NV90lRSerhCz0LxNTUHkwRYQE-zfe7hTBBZilUFYBivDAMLK9N-/s280/1904_renault_60847_global_en.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjrm5S9uX12kHEARNKRW-malw2ozB6cEQ2lUbBndOXHdHHdRYS7suLH9R_p9kavp12QkDQKAOpqtbTJgG2LjOXtKeL03jO2tvr7X9WzdeLvp5ys3FoQgFxKhQoxlPZoZMqm-7nleiqVH9ty/s280/1904_renault_60846_global_en.jpg)
O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira. A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidência pela assinatura dos faróis diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeração dos freios.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhuk4fyeLer3E3VD1rNbPK7kWD5OHKORCY6qzYk-fe5VGyV5wVw1xiuKWRUR91NUp_vybuWlcIlgIEvis2t3-ORFypeYPuAEpvkiSmygePKBzpA0gwhBmUyJLH14EX-PEY5Whca7JIpZNvM/s280/1904_renault_60849_global_en.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgdB1z8Dl6JGE0VqyA9-HSoMXkpzZBfMHPPwZ5-wLadOMFX9eaiD4JWmNycvAVhz6ZTKNYDwo3l0Vqcb_sPjbmAMYMFHYI_qauj9snOijRqh31E_ottF0NBRKoNrty0iZZEa5gRW_ZOSJXd/s280/1904_renault_60850_global_en.jpg)
Patrice Ratti (Diretor Geral da Renault Sport Technologies)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhPZ7Lt8_Ii5zQeaKl1TaBmK7U0FN8Tjhw9_yh-cD9aFYWSsV5BA5Sy3qdR88kqgAlBuUo4OfEFHzp7WVY9npZA41Vp5u_H2e7YRe8uOdqlpKk2rscHXxJ1UOOpQNyCDj760V_P22iIY_YX/s280/1904_renault_60851_global_en.jpg)
"O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espírito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com suas características esportivas de alto nível, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veículos de competição que revelerão os futuros campeões de GT ou Endurance."
Alain Prost (Embaixador da Renault para o automobilismo de competição)
UM PERFIL REBAIXADO E ESCULPIDO
O perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição de massas.A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiUrs03ds2rpJbFskl6A3xwZ-POgmI-Mjdi-DvpeAaZckKwjxXFweMS0f6keh3IjbTgwvrDmxoNIOCxGa_QTLUR8stdjR6QxNU816C-8pPDgFIlEuQLlma1F86stBbRBsoWYDy3j5wqiZKH/s280/1904_renault_60852_global_en.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEiGBQ8BojgVvwxmtyVF55FKcZkmN7GZJalTlolp49fJLSB1anb_Ot9J7XPdZFgp4uAZ4V70Myq2Q7J0lGvSXB4lpPzM3dLyRIwa2XH5Ees2X8qn4jVflOBlI_R2ogNCeqd1I4PMkcrMlbgX/s280/1904_renault_60853_global_en.jpg)
POTÊNCIA E IDENTIDADE MARCANTE NA TRASEIRA
Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudica a velocidade de ponta.Acima do difusor estão localizadas as saídas do escapamento duplo e os LEDs correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01
DESEMPENHO AERODINÂMICO DE UM MONOPOSTO
A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os veículos usados no DTM. Os índices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.MONOCOQUE DE CARBONO SEGUE AS NORMAS LMP1
Supervisionada pelo engenheiro Christophe Chapelain³, a concepção do Renault Sport R.S. 01 é o resultado da colaboração com parceiros técnicos de referência.A solução de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha natural para atingir os objetivos em termos de peso e segurança. Assim como na Fórmula Renault 3,5, a empresa italiana Dallara foi encarregada de estudar e projetar o chassi. A "banheira", que inclui o tanque de combustível com capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um santantônio de aço. Na dianteira, uma estrutura deformável absorve a energia em caso de choque frontal e seu desenho em forma de arco ajuda na eficiência aerodinâmica do veículo. Outra estrutura deformável do tipo « crash box » foi fixada na caixa de câmbio repetindo a função da solução dianteira. O conjunto está concebido para atender às normas FIA LMP1 e garantir um alto índice de segurança.
Os dispositivos de segurança são completados por uma coluna de direção retrátil, um banco Sabelt do tipo concha e um cinto de segurança de seis pontos compatível com o sistema HANS®.
MAIS DE 500 CAVALOS
Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.A pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de de 600 N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.
CAIXA DE CÂMBIO SEQUENCIAL DE SETE VELOCIDADES
O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante. O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.
RODAGEM A SERVIÇO DA EFICIÊNCIA
Quando a essência da aderência é gerada pelo apoio aerodinâmico, a suspensão é projetada em função desse conceito. Tal qual nos carros esporte-protótipos, a arquitetura da suspensão utiliza a solução clássica de triângulos duplos, com bielas e amortecedores Öhlins. Reguláveis em compressão e expansão, eles estão instalados a cada canto da suspensão dianteira e, na traseira, longitudinalmente sobre a caixa de câmbio.O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões. Esta escolha permite um equilíbrio excelente em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.
Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.
Fonte: Imprensa Renault
FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01
CHASSI | |
Tipo
| Monocoque Dallara construído em fibra de carbono, santântonio em aço |
Segurança
| Monocoque, santântonio e elementos deformáveis de acordo com as normas FIA LMP1 2014, coluna de direção retrátil, banco Sabelt norma FIA 8862/2009 |
Carroceria
| Material compósito |
Elementos aerodinâmicos
| Spoiler e difusor dianteiro, fundo chato, difusor e aerofólio traseiros |
MOTOR | |
Tipo
| Nismo V6 - 24 válvulas – 3.799 cm3 |
Disposição
| Longitudinal central traseira |
Alimentação
| Injeção direta – 2 turbocompressores |
Potência máxima
| > 500 cv |
Torque máximo
| > 600 N.m entre 3.200 a 5.800 rpm |
Regime máximo
| 6 800 rpm |
Gerenciamento eletrônico
| Pectel SQ6M com controle de tração |
Aquisição de dados
| Cosworth ICD Pro |
TRANSMISSÃO | |
Tipo
| Propulsor |
Boîte de vitesses
| Sadev sequencial de 7 velocidades + marcha ré |
Comando
| XAP semi-automático com borboletas junto ao volante |
Diferencial
| De deslizamento limitado |
Embreagem
| ZF Race Engineering de longa durabilidade e dispositivo anti travamento |
RODAGEM E SUSPENSÃO | |
Suspensão
| Triangulos duplos superpostos + push rods |
Amortecedores
| Öhlins com duas vias de regulagem |
Freios
| Discos de carbono PFC com 380 mm de diamtero, pinças de seis pistões e sistema ABS Bosch |
Direção
| Assistência hidráulica |
RODAS E PNEUS | |
Rodas
| Braid com fixação central |
Pneus
| Michelin 30/68 R18 (F) e 31/71 R18 (T) |
DIMENSÕES PESOS E CAPACIDADES | |
Comprimento
| 4710 mm |
Largura
| 2000 mm |
Altura
| 1116 mm |
Entre eixos
| 2744 mm |
Bitolas dianteira / traseira
| 1675 / 1624 mm |
Tanque de combustível
| 150 litros |
Peso
| 1100 kg |
Nenhum comentário:
Postar um comentário