sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Novo Honda Fit 2015 chega totalmente renovado em sua terceira geração



Com o espírito inovador que faz parte de seu DNA, a Honda apresenta o novo Honda Fit 2015, o melhor funcional compacto de sua categoria.

Em sua terceira geração, o Novo Fit deve revolucionar o seu segmento no Brasil. Completamente redesenhado, o modelo tem atributos que agradam ao público mais exigente, como combinação de estilo e desempenho, aliados a uma alta tecnologia que ratifica o conceito “máximo para o homem, mínimo para a máquina”, em que há a maximização do espaço disponível para os ocupantes e a minimização do espaço necessário para os componentes mecânicos.

O modelo será comercializado em quatro versões, todas com motor 1.5L
i-VTec FlexOne. As duas de entrada (DX e LX) contam com a transmissão manual de cinco velocidades e a nova CVT (Continuously Variable Transmission) geração Earth Dreams, enquanto as top de linha (EX e EXL) dispõem exclusivamente da transmissão CVT. A previsão é de que o veículo comece a ser comercializado no início do próximo mês (maio/2014), com expectativa de vendas para o mercado interno de cinco mil unidades mensais.

Conceito 

O dinamismo do design, a praticidade e versatilidade dos bancos, a excelente dirigibilidade e o baixo custo de manutenção fazem do Honda Fit 2015 um dos mais importantes lançamentos da indústria automobilística. É o veículo ideal para quem valoriza estilo, conforto, agilidade, segurança e espaço interno amplo e flexível, e também quer sentir máximo prazer ao dirigir um automóvel.

Design 

O novo Fit 2015 inaugura uma nova identidade visual que será aplicada para os futuros lançamentos da Honda, com o conceito “Solid Wing Face” bem evidenciado na parte frontal dos veículos. O conceito se compõe basicamente do conjunto óptico e a grade frontal. O design do novo Honda Fit 2015 se tornou ainda mais sofisticado, moderno e dinâmico.

Nas laterais, a carroceria tem linha de “cintura alta” e um vinco levemente angulado para baixo, da porta dianteira até o início das lanternas traseiras, que trouxe mais elegância e diferenciação ao modelo. Destaque ainda para o refletivo que passa a acompanhar a linha da coluna traseira. O conjunto forma linhas harmônicas de grande modernidade e confere maior personalidade e estilo.

Os retrovisores também exibem um design exclusivo e estão equipados com repetidores para as setas (EXL). O para-choque traseiro também possui novo desenho e defletores de ar dispostos harmonicamente com o aerofólio, que conta com um novo local de posicionamento do break light. O visual se completa com a adoção de novas rodas de liga leve de 15” ( LX) e de 16” (EX e EXL).

Painel de instrumentos 

O painel de instrumentos também foi redesenhado e apresenta uma interface avançada, possibilitando uma clara leitura de todas as informações que o motorista necessita, sem que ele precise desviar sua atenção da direção.

Na versão EXL, um design diferenciado e com predominância da cor azul o torna ainda mais sofisticado e com um toque futurista. O conjunto é composto por tacômetro, indicador da posição da manopla (CVT), velocímetro, relógio, hodômetros total e parcial, consumo médio e instantâneo (em km/l) e medidor de combustível. A versão EXL ainda conta com indicador ecológico e indicador de consumo de combustível instantâneo. Nas demais versões, a iluminação azul é substituída pelo âmbar.

Motor e Transmissão 

Sob o capô do monovolume também há novidades. Toda a linha conta agora com o motor 1.5L i-VTEC FlexOne, equipado com o controle eletrônico variável de sincronização e abertura de válvulas. A tecnologia, criada pioneiramente pela Honda, varia o tempo e a profundidade de abertura das válvulas para máxima eficiência em diferentes regimes de rotação. Assim, oferece excelente desempenho com o máximo de economia de combustível.

O motor gera 116 cv de potência a 6.000 rpm e torque de 15,3 kgf.m a 4.800 rpm quando o combustível escolhido for o etanol. Foi otimizado com o aumento da taxa de compressão, comando de válvulas redesenhado e atrito e peso reduzidos, o que aumenta o torque em baixas rotações e proporciona uma melhor dirigibilidade, aceleração e redução de consumo de combustível.

Um grande destaque está na adoção da avançada tecnologia que dispensa o subtanque de partida a frio, agora também disponível no Fit 2015, seguindo o conceito Honda FlexOne, que entra em ação depois do acionamento do controle que destrava as portas. Para isso, um conjunto de injetores com aquecedores integrados age diretamente no combustível quando há uma alta concentração de etanol, levando-o à temperatura ideal para deixar a mistura ar/combustível pronta para o uso imediato do motor. O resultado é uma partida rápida e segura, mesmo em situação de baixa temperatura.

Tecnologia e Segurança

No novo Honda Fit 2015 o sistema de suspensão foi redimensionado para ocupar um espaço menor, mas com mais eficácia. O novo sistema diminui a variação de cambagem ao longo do curso dos amortecedores, o que dá mais estabilidade, principalmente em relação à aceleração lateral durante as curvas. Foram aplicados também novos amortecedores traseiros, com o objetivo de aumentar ainda mais o conforto para os usuários do veículo.

O compromisso da marca com a segurança também está evidente no novo conjunto de freios, a disco na dianteira e tambor na traseira, dotados de ABS, que evita o travamento das rodas para uma frenagem mais segura e eficaz.

O modelo também conta com sistema de duplo airbags frontais, aviso de uso de cintos de segurança, airbags laterais frontais (EXL) e cintos de segurança de três pontos para todos os ocupantes, além de pontos de ancoragem para assentos infantis compatíveis com os tipos ISOFIX e LATCH para todas as versões.

O Honda Fit 2015 também traz recursos antifurto, sistema de abertura e fechamento das portas com alarme (LX, EX e EXL) e imobilizador na chave (em formato canivete nas versões EX e EXL), além de trava de segurança nas portas traseiras.

Fonte: Imprensa Honda



















R.S. 01 o novo carro de competições da Renault


A Renault reafirma sua paixão pelo automobilismo de competição ao criar o Renault Sport R.S. 01, um veículo de competição de estilo espetacular e performance descomunal. Graças ao seu design, nascido no mundo dos carros conceito e ditado por uma carga excepcional de apoio aerodinâmico, o Renault Sport R.S. 01 exprime de forma radical o DNA esportivo da marca.

Sua ficha técnica concentra o que há de melhor na expertise da Renault Sport instalado em um chassi monocoque construído em fibra de carbono com peso inferior a 1.100 kg e um motor com potência superior a 500 CV. Este propulsor permite ao Renault Sport R.S. 01 superar os 300 km/h. Em 2015 o novo modelo de competição da Renault Sport será uma das estrelas do campeonato World Series by Renault dentro do inédito Renault Sport Trophy, categoria que estará posicionada como ante camera dos certames profissionais de GT e Endurance.

O Renault Sport R.S. 01 destaca o losango proeminente, verdadeira pedra angular da dianteira. A impressionante largura de 2.000 mm – contra a altura de 1.116 mm -, ganha ainda mais evidência pela assinatura dos faróis diurnos de LED que contornam as entradas de ar para refrigeração dos freios.

"O Renault Sport R.S. 01 é um carro de corridas de conceito extraordinário, emblemático da paixão da Renault pelo automobilismo de competição. Graças ao entusiasmo de Laurens van der Acker e sua equipe, suas linhas espetaculares conseguem traduzir as ambições deste automóvel fora dos padrões. Sob sua carroceria nós condensamos o que há de melhor na expertise da Renault Sport Technologies, o que permite obter desempenho do mais alto nível e capaz de mexer com o coração dos pilotos e do público. Se fosse possível resumir o conceito do Renault Sport R.S. 01 em poucas palavras eu diria que se trata do casamento entre a beleza do Renault DeZir e a perfomance do Fórmula Renault 3.5!"


Patrice Ratti (Diretor Geral da Renault Sport Technologies)


No centro da grade o ar é engolido e em seguida canalizado pela estrutura do chassi em direção aos dois radiadores de água. A saída deste fluxo é feita por extratores de ar colocados sob o capô. A depressão criada por esta solução contribui para aumentar o apoio aerodinâmico na dianteira do veículo. Uma lâmina imponente ajuda a alimentar o difusor inferior e um fundo plano completa a solução para o eixo dianteiro. Duas aletas situadas ao lado do painel gerador de vortex atenuam a turbulência gerada pela rotação das rodas.

"O Renault Sport R.S. 01 é um carro de competição espetacular, se encaixa no mais puro espírito de um GT e promete as mais belas sensações de pilotagem. Com suas características esportivas de alto nível, ele ilustra a riqueza do conhecimento da Renault Sport e sua capacidade de desenvolver veículos de competição que revelerão os futuros campeões de GT ou Endurance."

Alain Prost (Embaixador da Renault para o automobilismo de competição)

UM PERFIL REBAIXADO E ESCULPIDO

O perfil rebaixado é característico de um GT com motor central traseiro e segue a tendência atual de entradas de ar projetadas nas laterais. A assimetria dos balanços é ditado pela arquitetura do veículo e pela otimização da repartição de massas.

A área envidraçada se estende até o aerofólio traseiro, num conjunto complementado por um capô em forma de flecha e que reforça este viés de design.

As curvas esculpidas do Renault Sport R.S. 01 o enquadram na filosofia do carro-conceito DeZir, modelo apresentado em 2010. Neste estudo preliminar o designer Akio Shimizu também se inspirou no Renault Estrela Cadente, modelo projetado para quebrar recordes de velocidade e que em 1956, na planície salgada de Boneville (EUA) superou os 300 km/h em 1956!

O fluxo de ar canalizado pelo difusor inferior escoa pelos extratores posicionados após as rodas dianteiras. Esta solução garante ainda a melhor passagem de ar dos permutadores de calor, garantindo assim a refrigeração ideal dos turbo compressores.

POTÊNCIA E IDENTIDADE MARCANTE NA TRASEIRA

Além do aerofólio regulável, o difusor traseiro gravado com a inscrição Renault Sport R.S. 01 direciona o escoamento do ar que passa pelo fundo plano. Este dispositivo apresenta enorme vantagem de não gerar arrasto e, portanto, não prejudica a velocidade de ponta.

Acima do difusor estão localizadas as saídas do escapamento duplo e os LEDs correspondentes à luz de freio, solução que complementa a assinatura original de iluminação notável em praticamente toda a largura do Renault Sport R.S. 01

DESEMPENHO AERODINÂMICO DE UM MONOPOSTO

A carga aerodinâmica gerada permite ao Renault Sport R.S. 01 obter desempenho excepcional, superior a modelos da categoria GT3 e próximos ao obtido com os veículos usados no DTM. Os índices dos coeficientes de deportancia (Cz) e arrasto (Cx) são similares aos gerados por um carro da Fórmula Renault 3.5, o monoposto de referência da World Series by Renault. Ao atingir sua velocidade de ponta, 300 km/h, este fórmula gera 1,7 toneladas de apoio.

MONOCOQUE DE CARBONO SEGUE AS NORMAS LMP1

Supervisionada pelo engenheiro Christophe Chapelain³, a concepção do Renault Sport R.S. 01 é o resultado da colaboração com parceiros técnicos de referência.

A solução de um monocoque em fibra de carbono foi a escolha natural para atingir os objetivos em termos de peso e segurança. Assim como na Fórmula Renault 3,5, a empresa italiana Dallara foi encarregada de estudar e projetar o chassi. A "banheira", que inclui o tanque de combustível com capacidade para 150 litros, recebeu na parte superior um santantônio de aço. Na dianteira, uma estrutura deformável absorve a energia em caso de choque frontal e seu desenho em forma de arco ajuda na eficiência aerodinâmica do veículo. Outra estrutura deformável do tipo « crash box » foi fixada na caixa de câmbio repetindo a função da solução dianteira. O conjunto está concebido para atender às normas FIA LMP1 e garantir um alto índice de segurança.

Os dispositivos de segurança são completados por uma coluna de direção retrátil, um banco Sabelt do tipo concha e um cinto de segurança de seis pontos compatível com o sistema HANS®.

MAIS DE 500 CAVALOS

Semiportante, o motor é fixado ao monocoque de fibra de carbono, sendo que os pontos superiores são ligados à gaiola do tipo santantônio. Preparado pela Nismo, o V6 3.8 l biturbo é proveniente do Nissan GT-R. Em relação ao modelo de série a principal modificação é a utilização de um sistema de cárter seco para garantir a lubrificação em curvas longas. O gerenciamento eletrônico Pectel dispõe de função controle de tração.

A pressão do turbo está regulada para gerar potência superior a 500 CV e torque máximo de  de 600 N.m. Isto permite ao Renault Sport R.S. 01 um desempenho situado entre carros das categorias GT3 e DTM.

CAIXA DE CÂMBIO SEQUENCIAL DE SETE VELOCIDADES

O motor Nismo está acoplado a uma caixa de câmbio longitudinal de sete velocidades fornecida pela Sadev. Sempre por uma questão de controle de custos, o mesmo jogo de relações de marcha será usado em todos os circuitos. No entanto será possível ajustar a pré-carga aplicada no diferencial auto blocante. O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race Engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.

O comando sequencial é ativado por alavancas de controle instaladas junto ao volante e gerenciadas por um atuador XAP eletromagnético. Desenvolvido especialmente pela ZF Race engineering, a embreagem conta com um dispositivo que impede o motor de morrer e aumenta a vida útil do equipamento.

RODAGEM A SERVIÇO DA EFICIÊNCIA

Quando a essência da aderência é gerada pelo apoio aerodinâmico, a suspensão é projetada em função desse conceito. Tal qual nos carros esporte-protótipos, a arquitetura da suspensão utiliza a solução clássica de triângulos duplos, com bielas e amortecedores Öhlins. Reguláveis em compressão e expansão, eles estão instalados a cada canto da suspensão dianteira e, na traseira, longitudinalmente sobre a caixa de câmbio.

O sistema de freios combina discos de carbono de 380 mm de diamtero da PFC Brakes e pinças de seis pistões. Esta escolha permite um equilíbrio excelente em termos de eficiência e durabilidade. O Renault Sport R.S. 01 também está equipado com um sistema ABS Bosch Motorsport.

Parceira técnica da Renault Sport Technologies em todos os seus projetos de competição, a Michelin desenvolveu pneus com aro de 18 polegadas específicos para o Renault Sport R.S. 01. Eles são montados em rodas de desenho inédito fixadas por porca central.

Fonte: Imprensa Renault


FICHA TÉCNICA DO RENAULT SPORT R.S. 01
CHASSI
Tipo
 Monocoque Dallara construído em fibra de carbono, santântonio em aço
Segurança

 Monocoque, santântonio e elementos deformáveis de acordo com as normas FIA  LMP1 2014, coluna de direção retrátil, banco Sabelt norma FIA 8862/2009  
Carroceria
 Material compósito
Elementos aerodinâmicos

 Spoiler e difusor dianteiro, fundo chato, difusor e aerofólio traseiros
MOTOR
Tipo
 Nismo V6 - 24 válvulas – 3.799 cm3
Disposição
 Longitudinal central traseira
Alimentação
 Injeção direta – 2 turbocompressores
Potência máxima
 > 500 cv
Torque máximo
 > 600 N.m entre 3.200 a 5.800 rpm
Regime máximo
 6 800 rpm
Gerenciamento eletrônico
 Pectel SQ6M com controle de tração
Aquisição de dados
 Cosworth ICD Pro

TRANSMISSÃO
Tipo
 Propulsor
 Boîte de vitesses
 Sadev sequencial de 7 velocidades + marcha ré
Comando
 XAP semi-automático com borboletas junto ao volante
Diferencial
 De deslizamento limitado
Embreagem
 ZF Race Engineering de longa durabilidade e dispositivo anti travamento

RODAGEM E SUSPENSÃO
Suspensão
 Triangulos duplos superpostos + push rods
Amortecedores 
 Öhlins com duas vias de regulagem
Freios
 Discos de carbono PFC com 380 mm de diamtero, pinças de seis pistões e sistema  ABS Bosch
Direção
 Assistência hidráulica

RODAS E PNEUS
Rodas
 Braid com fixação central
Pneus
 Michelin 30/68 R18 (F) e 31/71 R18 (T)

DIMENSÕES PESOS E CAPACIDADES
Comprimento
 4710 mm
Largura
 2000 mm
Altura
 1116 mm
Entre eixos
 2744 mm
Bitolas dianteira / traseira
 1675 / 1624 mm
Tanque de combustível
 150 litros
Peso
 1100 kg












terça-feira, 26 de agosto de 2014

Harley-Davidson lança linha 2015 nos Estados Unidos

Harley-Davidson Fat Boy® Special
Impulsionada pelo Projeto RUSHMORE, pelo lançamento global das motocicletas Street™ 500 e Street™ 750 e pela grande repercussão do Projeto LiveWire™, a Harley-Davidson segue o ritmo com a introdução da linha 2015 no mercado estadunidense. Combinando design fantástico, sistema de áudio premium e excelente ergonomia, a empresa expande seu portfólio com novas opções de modelos e oferece aos motociclistas mais possibilidades para curtirem a estrada.

“A ampla linha 2015 demonstra nosso comprometimento em entregar motocicletas fantásticas aos clientes”, explica Matt Levatich, presidente e chefe de Operações da Harley-Davidson Motor Company. “Fazemos questão de estar sempre junto deles, e tudo o que realizamos tem como objetivo principal entregar o que esperam e desejam da Harley-Davidson.”

Novidades da linha 2015:

Harley-Davidson Road Glide®
Após o intervalo de um ano, essa autêntica bagger está de volta, com uma nova carenagem fixa montada sobre o garfo, com abertura de ar que diminui a turbulência, faróis duplos de LED Daymaker™ e um guidão mais recuado e com novo ângulo, aprimorando sua ergonomia.

Harley-Davidson Road Glide Special®
A versão mais completa do modelo vem de série com sistema infotainment Boom!™ Box, suspensão ajustável e freios Reflex™ com ABS.

Harley-Davidson Trike Freewheeler™
A Harley-Davidson expande sua atuação no mercado de três rodas com o lançamento desse modelo. Desde o guidão mini ape-hanger, até o para-lamas estilo bobtail, o triciclo Freewheeler™ alia estilo custom e facilidade de condução. A nova traseira confere ao modelo um perfil baixo e alongado.

Novo sistema de freios para a família Softail®
A inovação oferece melhor capacidade de resposta e diminui o esforço feito no manete em 40%. Dentre os novos componentes do freio dianteiro, estão uma pinça com quatro pistões de 34mm e 32mm, pastilhas com material de alta performance, cilindro mestre renovado e um disco de 300mm. Além disso, a pinça e o cilindro mestre foram reestilizados, garantindo um design mais bonito às motocicletas.

Harley-Davidson Electra Glide® Ultra Classic® Low / Harley-Davidson Ultra Limited Low
A Harley-Davidson oferece um conjunto de melhorias na ergonomia dos modelos Touring. Entre elas, destaca-se o banco mais baixo, oferecendo mais confiança aos motociclistas, combinado com o pacote completo de recursos do Projeto RUSHMORE, além do autêntico estilo da marca.

Harley-Davidson CVO™ Street Glide®
Com um novo sistema de áudio Boom! que gera 600 watts de potência através de quatro alto-falantes dianteiros e três traseiros, essa bagger de produção limitada proporciona excelente qualidade sonora. A moto também garante exclusividade, com quatro opções de pintura especial.

Harley-Davidson CVO™ Road Glide® Ultra
Essa motocicleta premium traz uma aerodinâmica fantástica, itens de luxo e a imponente performance do motor Screamin’® Eagle Twin-Cooled™ Twin Cam 110™.

Em toda a linha 2015, a Harley-Davidson oferece novas opções de estilo, com oito cores inéditas, incluindo as chamadas “Black Magic” e “Radioactive Green”, além das novas cores da pintura especial Hard Candy Custom™ – Cancun Blue Flake e Quicksilver Flake.

No que se refere à customização, a tradição da Harley-Davidson é levada ao limite. Este ano, centenas de novos componentes de peças e acessórios estão sendo lançados. Os motociclistas de todo o mundo ainda terão à disposição novas jaquetas, botas, capacetes, camisetas e muito mais.

“O lançamento da linha 2015 da Harley-Davidson nos Estados Unidos nos enche de orgulho, por ver que a empresa segue firme em sua filosofia de lançar os produtos que nossos clientes no mundo inteiro desejam, e que complementam o seu estilo de vida. A Harley-Davidson do Brasil está fazendo estudos de mercado para avaliar quais modelos se encaixam no perfil do consumidor brasileiro e trazê-los no momento oportuno”, afirma Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.

A linha 2015 da Harley-Davidson começa a chegar aos concessionários dos Estados Unidos a partir de hoje, 26.

Harley-Davidson, Inc. é a empresa controladora da Harley-Davidson Motor Company e da Harley-Davidson Financial Services. A Harley-Davidson Motor Company produz motocicletas Custom, Power Cruiser e Touring e possui uma linha Harley-Davidson completa de peças de motocicleta, acessórios, vestuário, equipamentos funcionais e artigos em geral. A Harley-Davidson Financial Services oferece financiamento no atacado e varejo, seguros, garantia estendida e outros planos de proteção e cartão de crédito para concessionárias Harley-Davidson e motociclistas nos Estados Unidos e em outros mercados internacionais. Para mais informações, visite o site da Harley-Davidson em www.harley-davidson.com.

Fonte: Imprensa Harley-Davidson

Ford revela a engenharia de som do motor e da cabine do novo Mustang



A Ford revelou a engenharia de som especial desenvolvida para o Novo Mustang, que chega ao mercado norte-americano ainda este ano. O objetivo desse trabalho foi encontrar a característica ideal de um esportivo com a originalidade peculiar que identifica o chamado “pony car” da Ford desde as suas primeiras versões, há 50 anos.

“O ronco forte do motor é, geralmente, a trilha sonora preferida de quem dirige o Mustang. Por isso, a Ford caprichou na afinação dos motores da nova geração do nosso “muscle car”. Ao mesmo tempo, não esquecemos do sistema de áudio da cabine, que também foi objeto de um desenvolvimento especial”, explica Shawn Carney, da engenharia de som da Ford nos Estados Unidos.

Aplicando técnicas de redução de ruídos, vibrações e asperezas, a Ford buscou a proposta de “selecionar” os sons preferidos de um usuário do Mustang. “Como um filme sem uma trilha sonora, um Mustang sem o ronco do motor não estaria completo. Uma amostra do ronco do modelo GT pode ser conferida no arquivo neste link”, destaca o especialista da Ford.

Acústica refinada

A acústica do Mustang 2015 fastback é beneficiada pela carroceria 28% mais resistente à torção e pelo trabalho de aerodinâmica que reduz o ruído de vento, especialmente em alta velocidade. “Além dos sons habituais que você espera ouvir dentro do carro, como o motor e escapamento, a carroceria pode se tornar uma fonte adicional de ruídos indesejados. Os painéis da carroceria, por exemplo, podem atuar como amplificadores das vibrações da estrada, do motor e do vento”, ressalta Carney.

O motor V8 do novo Mustang GT conta com um sistema de escape revisado para reforçar as notas graves e um tubo indutor de som. O motor V6 de 3.7 litros, com mais de 300 cv, empresta alguns desses truques para a modulação sonora. O novo motor EcoBoost de 2.3 litros, com 314 cv, supera a potência de muitos V8. Mas, com seu bloco turbo de menor volume, não pode – nem deveria – soar como seu irmão maior.

“Nosso objetivo com as três motorizações foi proporcionar uma experiência envolvente, com informações precisas sobre o que o carro está fazendo em todos os momentos, sem isolar o motorista da ação. Eles têm voz e DNA próprios. O som do Mustang transmite uma sensação jovem, atlética e forte nas baixas frequências”, completa Carney.

“Home theater”

A Ford também divulgou os sistemas de áudio do Novo Mustang. A plataforma mais silenciosa do veículo permitiu criar um ambiente interno agradável. “Alcançamos os mesmos níveis de pressão sonora na cabine com muito menos potência e distorção”, diz Joe Kafati, supervisor de Sistemas Multimídia da Ford.

O novo Mustang conta com três sistemas de áudio: o padrão, com seis alto-falantes, um sistema premium com nove alto-falantes e o ShakerPro, com 12 alto-falantes e subwoofer no porta-malas. Todos incluem tweeters de alta freqüência montados nos pilares dianteiros com som direto para o motorista e o passageiro.

As portas mais rígidas permitem o uso de alto-falantes de 6,5 polegadas mais finos e leves, que não precisam reverberar tanto para produzir o mesmo volume de som, com maior fidelidade em frequências médias e baixas. A traseira traz um par de alto-falantes de 6,5 polegadas de faixa ampla.

Os dois sistemas de áudio premium incluem um alto-falante central no painel, um amplificador de 8+1 canais e alto-falantes poderosos de ímãs de neodímio para reduzir o peso e melhorar a reprodução. O sistema de nove alto-falantes adiciona um segundo alto-falante em cada porta, separando as frequências baixas e médias para melhorar a fidelidade.

O sistema topo de linha ShakerPro, que equipa o Mustang EcoBoost e o Mustang GT, tem 12 alto-falantes de cone de polímero, incluindo um par de tweeters na traseira e um subwoofer no porta-malas para resposta máxima de graves.

Cada sistema foi equalizado no laboratório de acústica da Ford para proporcionar maior clareza em todas as faixas de frequência e diferentes condições de direção. Todos vêm com sistema multimídia SYNC de nova geração com comandos de voz, CD-player, entrada auxiliar e sistema AppLink para acesso a aplicativos de smartphones. Com ele, o motorista comanda esse verdadeiro “home theater” dentro do carro sem precisar tirar as mãos do volante e os olhos da pista.

Fonte: Imprensa Ford



Ford inicia a produção do novo Ka na moderna fábrica de Camaçari, na Bahia


A Ford iniciou a produção do compacto Novo Ka para comercialização na rede de distribuidores da marca, formada por 435 lojas em todo o País. O novo hatch é produzido na Fábrica de Camaçari, na Bahia, onde os empregados comemoraram na linha de montagem a produção das primeiras unidades do compacto global.

Veículo esperado no mercado pelo seu nível de conteúdo, design e proposta comercial, o Novo Ka terá as vendas iniciadas no começo de setembro. A primeira unidade a sair da linha de montagem foi do modelo SE, na cor branco Ártico, com motor 1.0 TiVCT 12V Flex.

“É uma dupla comemoração. Com a chegada do Novo Ka também completamos a renovação de toda a nossa linha no Brasil, que passa a ser 100% global”, destaca Rogelio Golfarb, vice-presidente de Assuntos Corporativos da Ford América do Sul. “A fábrica de Camaçari está perfeitamente preparada em termos de qualidade, recursos modernos, treinamento e motivação das equipes para a produção do veículo, que já começou muito bem, vencendo os comparativos de importantes publicações do setor.”

A expectativa da marca com a linha não é modesta. A proposta é disputar a liderança do segmento de hatches compactos 1.0, além de sobressair entre os compactos com motor até 1.6. Para isso, investe no design, espaço interno, desempenho, equipamentos, acabamento e preço.

Fábrica de Camaçari

Os investimentos da Ford no projeto do Novo Ka abrangeram vários setores do Complexo de Camaçari, o primeiro do Nordeste brasileiro. Incluíram a construção de um novo sistema de estamparia e aprimoramentos na linha de montagem e no sistema de pintura, à base de água, item de sustentabilidade importante na indústria automobilística.

Em Camaçari, também foi construída a primeira fábrica de motores da região Nordeste para a produção do inédito e tecnológico 1.0 TiVCT 12V Flex. Com três cilindros, duplo comando de válvulas variável tanto na admissão como no escape e 85 cv, ele é o 1.0 mais potente do mercado e também o mais econômico entre os carros dessa cilindrada com ar-condicionado. “Estamos empolgados em poder oferecer ao mercado um veículo com esse padrão de qualidade”, completa Rogelio Golfarb.

A fábrica de Camaçari é um dos polos automobilísticos mais avançados do mundo. Adota um sistema de produção modular com a participação direta dos principais fornecedores na linha de montagem. Tem uma capacidade de produção anual de 300 mil veículos e gera cerca de 10.000 empregos diretos. Nessa unidade da Ford, também é produzido o EcoSport, o líder entre os utilitários esportivos no mercado brasileiro.

Fonte: Imprensa Ford

Chevrolet Montana 2015 ganha direção hidráulica de série


A Chevrolet já comercializa a linha 2015 da Montana, que traz como principal novidade a direção hidráulica como item de série também na versão de entrada (LS). Dessa forma, o modelo passa a ser a picape compacta equipada mais acessível do seu segmento.

Banco do motorista e cinto de segurança com regulagem de altura, para-choques na cor da carroceria, alerta para o esquecimento dos faróis ligados e freios ABS com EBD (assistente de frenagem de emergência), por exemplo, são outros diferenciais de série do veículo, que pode vir com ar-condicionado e comando elétrico dos vidros, das travas e dos retrovisores externos.

A Montana também se destaca por sua capacidade de carga. São até 768 kg, cerca de 10% superior à das principais concorrentes. A caçamba comprida e alta transporta com segurança até objetos grandes, como uma motocicleta.

Para preservar o assoalho e assegurar o valor de revenda, o modelo vem com protetor de caçamba, dez ganchos para amarração de cordas e o degrau side step, que facilita o acesso ao compartimento pela lateral. Já a tampa traseira possui trava antifurto com chave.

“Estes atributos reforçam a imagem da Montana como a picape de cabine simples com a melhor relação
custo-benefício do mercado”, ressalta Marcos Munhoz, vice-presidente da General Motors do Brasil.
Para o executivo, a introdução da direção hidráulica ao catálogo de entrada do veículo traz vantagens também ao consumidor frotista que busca maior produtividade e conforto para o motorista.

Outra novidade da linha 2015 é a opção de carroceria na cor preto Carbon Flash, que estará disponível nas lojas a partir de setembro. Por ser metálica, a pintura deixa o veículo ainda mais atraente. A picape Montana também é comercializada nas cores Branco Summit e Vermelho Pepper (sólidas), além da Cinza Astec e Prata Switchblade (metálicas).

A lista de acessórios está ainda mais completa com o novo suporte de bicicleta. Projetado para ser instalado na caçamba da picape, o item permite a fácil fixação da bicicleta em pé, de modo que o quadro não encoste em nenhuma superfície.

Sensor de estacionamento, santo antônio e capota marítima são alguns dos outros itens disponíveis para o modelo na rede Chevrolet, com mais de 600 concessionárias no país.

Pronta para o lazer

A Montana possui ainda a versão Sport, voltada principalmente para o consumidor que procura um automóvel versátil de dois lugares para o dia a dia e para o lazer.

Além de vir completa de série, essa configuração se destaca ainda pelo acabamento visual mais sofisticado. Rodas de liga leve de 16”, faróis com máscara negra, luzes de neblina, rack de teto e adesivo de coluna estão entre os diferenciais.

Por dentro, há sistema de acendimento automático dos faróis, coluna de direção regulável em altural, controle de velocidade de cruzeiro, computador de borbo e sistema de som com Bluetooth e entrada USB. A versão Sport também é caracterizada pelos apliques decorativos na cor cinza “Midnight” na cabine que, devido ao conceito MaxCab, comporta bagagens de mão na parte posterior dos bancos.

A Montana é equipada com o motor 1.4 litro mais potente da categoria. O EconoFlex da Chevrolet desenvolve até 102 cavalos e 13,5 kgfm de torque, garantindo elevado nível de desempenho mesmo com o carro carregado. A transmissão é a manual de cinco velocidades F1X de segunda geração, com engates curtos, precisos e ré sincronizada. Um conjunto desenvolvido para proporcionar alta eficiência energética e resistência mecânica.

Fonte: Imprensa Chevrolet

Volkswagen levará Amarok à 37 ª Expointer, no Rio Grande do Sul

Amarok é a picape mais avançada do mercado brasileiro

A Volkswagen estará presente mais uma vez, este ano, na Expointer, Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários, uma das maiores feiras do gênero em todo o mundo. O evento, que está em sua 37ª edição, ocorrerá entre 30 de agosto e 7 de setembro em Esteio, região metropolitana de Porto Alegre, RS.

Em uma área que terá o total de 2.900 m², a Volkswagen vai expor e demonstrar a capacidade operacional da picape média Amarok, nas versões Highline e Trendline – ambas com a transmissão automática de oito marchas – e SE, com câmbio manual de seis marchas.

O evento

A Expointer é uma das maiores feiras agropecuárias do mundo e é realizada anualmente desde 1972. Este ano, a mostra contará com a participação de cerca de três mil expositores, ocupando uma área de mais de 134 hectares à margem da rodovia BR 116, a 25 quilômetros de Porto Alegre. Mais de 390 eventos, entre palestras, seminários e leilões, fazem parte da programação. Do lado mais tradicional, a mostra contará com milhares de animais, de 151 raças diferentes.

Na edição de 2013, a Expointer recebeu cerca de 400 mil visitantes e registrou um total de negócios próximo a R$ 4 bilhões.
Amarok SE traz câmbio manual de seis marchas

Amarok 2014

A Amarok é a picape mais avançada tecnologicamente disponível no mercado brasileiro. O modelo topo de linha, a Amarok Highline, é equipado de série com sistema de freios ABS Off-road (exclusivo na categoria) com  distribuidor eletrônico da força de frenagem EBD, sistema de assistência à frenagem (BAS), sistema de frenagem sob chuva (RBS), sistema de controle de tração (TCS), bloqueio eletrônico do diferencial (EDL), controle eletrônico de estabilidade (ESC), assistente de partida em subida (HSA), controle automático de descida (HDC) e faróis de neblina com luzes dinâmicas para manobras – recurso inédito entre as picape médias no Brasil.

Com tração integral 4MOTION e câmbio automático de oito marchas (também exclusivo na categoria), a Amarok Highline tem desempenho fora de estrada extraordinário, grande capacidade de carga e excelente conforto de rodagem – comparável ao de um automóvel.

Entre as novidades presentes na Amarok Highline 2014 se destaca a disponibilidade de airbags laterais, além do duplo airbag frontal de série. As bolsas dos airbags laterais, que protegem simultaneamente o tórax e a cabeça dos ocupantes, estão localizadas na lateral externa do encosto dos bancos dianteiros.

Outro recurso da versão topo de linha é o rebatimento elétrico dos espelhos retrovisores, que facilita estacionar em vagas estreitas, reduzindo a largura total do veículo em 17 cm. Há também o aquecimento dos retrovisores externos (nas as versões que possuem o ajuste elétrico do retrovisor), que facilita as manobras e a condução em dias chuvosos. Como recurso adicional, a Amarok Highline, que já tem como item de série um exclusivo sistema de sensores de estacionamento dianteiros e traseiros com OPS (Optical Parking System), pode ser equipada opcionalmente com câmera de ré.

Fonte: Imprensa Volkswagen

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Mercedes-Benz Classe C: uma história de sucesso mundial


Excelência gera entusiasmo: desde sua origem, o Mercedes-Benz Classe C vem registrando alta satisfação por parte de seus compradores por sua performance, confiabilidade e qualidade. Ícone de mercado, o Classe C é o modelo mais vendido da marca em todo o mundo, posto que deve continuar mantendo com o lançamento de sua nova geração.

No ano passado, mais de 303 mil unidades do Classe C foram comercializados internacionalmente, número extremamente significativo, pois o mercado aguardava a apresentação de sua nova geração no Salão de Detroit, Estados Unidos, em janeiro de 2014. Desde o lançamento da geração anterior do Classe C, em 2007, mais de 2,2 milhões de unidades foram entregues aos consumidores.

Mantendo a arquitetura dos sedãs clássicos da Mercedes-Benz, o novo Classe C ganhou linhas agressivas e mais esportividade, o que deverá atrair uma gama maior de clientes. As características estéticas e tecnológicas agregadas ao novo modelo, provindas da Classe E e da Classe S, devem atrair ainda mais o cliente aspiracional, fã da marca, que encara o Classe C como porta de entrada para o mundo dos sedãs premium.

Em breve, ‘made in Brazil’

No Brasil, desde o lançamento da última geração em 2007, as vendas do Classe C superaram 25 mil unidades, reforçando o sucesso do modelo. O recorde histórico de comercialização do Classe C no país ocorreu em 2011, com 6.724 veículos vendidos.

O crescimento do mercado brasileiro de automóveis premium fica evidente no resultado de vendas do primeiro semestre deste ano, no qual a Mercedes-Benz vendeu 15% mais automóveis do que no mesmo período de 2013. O lançamento do novo Classe C irá alavancar ainda mais os números, aumentando a participação da marca no segmento.

Como no restante do mundo, o Classe C também é o campeão de vendas no Brasil entre os automóveis da Mercedes-Benz. “O Classe C é um dos ícones da marca no mercado de automóveis premium, além de ser nosso líder de vendas. Esses foram fatores determinantes na decisão de iniciar as operações em nossa fábrica de Iracemápolis com a produção desse modelo a partir de 2016”, afirma Dimitris Psillakis, diretor geral de Automóveis da Mercedes-Benz do Brasil.

O Brasil será o quinto local de produção do Classe C, que atualmente já é produzido em Bremen, na Alemanha; East London, na África do Sul; Tuscaloosa, nos Estados Unidos e Beijing, na China.

Uma longa história de inovação: 1982-2014

A trajetória de sucesso do Classe C começou em 1982, com o lançamento dos modelos 190 e 190E da série W 201. Desde então, o Classe C tem estabelecido constantemente novos parâmetros em tecnologia, design e esportividade no segmento dos modelos premium de médio porte. As raízes dessa história, porém, são bem anteriores: desde as décadas de 1920, 1930 e 1950, a Mercedes-Benz estudava opções de veículos nessa categoria.

A decisão de produzir o 190 e o 190E foi tomada em 1974, abrindo um novo segmento para a Mercedes-Benz e influenciando enormemente as suas vendas desde o lançamento dos dois antecessores do Classe C, em 1982. A série de modelos W 201 foi seguida por três gerações marcadas pela inovação, a W 202 (1993 a 2000), W 203 (2000 a 2007) e W 204 (2007 a 2013). A nova geração do Classe C (série W 205) dará continuidade a esta linhagem no futuro.

Fonte: Imprensa Mercedes-Benz