![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEisb6CqnDGqUxm3EtIORW7MXEHkXvO-_b3RrMF1JfBI3E_o1atZPS6J0Qfq-O0Nu4v34vqU70UInHKSkalOZRhT2M110bIsAvtshSHdHk6Ln4BcXn87FUNc4ypR-OCP7KBzNRdm6HFOuwg/s280/Audi+Nanuk+quattro+Concept+2013_02.jpg)
A Audi apresentou no salão de Frankfurt (Alemanha) um projeto conceitual para reforçar sua presença no segmento “crossover”, voltado a veículos que combinam características esportivas e de off-road.
Batizado de “Nanuk”, o protótipo traz tecnologia de tração nas quatro rodas, chamada de “Quattro”, e motor V10 TDI, a diesel, com transmissão automática.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5VcNGT6XDD__cRqb9bzA7QibGE5EE22Eg9tL6ueHem39kehw3fcTU6C2lV89UaOfQhdP68pbhQoZ_KCRi8hd2YLP5oc9At6v_cEVkJcGI_ggNlxZvfG2gXuRnn7UhHfGLya7f3LnmBcU/s280/Audi+Nanuk+quattro+Concept+2013_03.jpg)
A montadora desenvolveu o Nanuk em colaboração com os designers da Italdesign Giugiaro.
O motor é instalado longitudinalmente na frente do eixo traseiro. O potente propulsor a diesel de 5.0 litros produz 544 cv de potência e oferece 100 kgfm de torque a partir de apenas 1.500 rpm.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEij0kzZIxeyKho9v7PfswodA8GzpX-TM7TRWzsRkdXfUg_L2-jAV19fuBnkVJHGokAMsfyZxPTJ55UvjAIHFuijRquHomLhmK6NUoTjSBjOLuTzHz2hWy0vX-vrIjngA5VWz0KhqFUz8wE/s280/Audi+Nanuk+quattro+Concept+2013_04.jpg)
A transmissão reforçada de sete velocidades S-tronic, localizada atrás do motor, transfere o torque para um sistema de transmissão especialmente projetado para esse veículo.
O Audi Nanuk pesa cerca de 1.900 kg e acelera de zero a 100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade máxima de 305 km/h.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgEmUKFa8YJjxk2k6gYxXCSxF5a4t6oUbL9UaQU_gjC3VEkcLUgrPa7Ucurc4teVFOCjED8LTaurOUU9VfA75tkIDudFMpbsKDawlPBhecgn82Xg8uWaH0NJoBeUv8ExupBeN1q1D6I3_Q/s280/Audi+Nanuk+quattro+Concept+2013_05.jpg)
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg9INg208TdZGaJU3RfrcaLh_HOPKFfFCoTI1MIaKKU1DUTtA5A2oA5QZdsKSIhItqNHAdBFNOTUWHYsLAuiNu58Qg7NMczXblp3f6e7olHwHnVMV3IjyTEjPEOF2meS_JHz8k8-cniM6M/s280/Audi+Nanuk+quattro+Concept+2013_06.jpg)
Suspensão tem amortecedores com controle eletrônico
O Nanuk conta com suspensão a ar adaptativa, com amortecedores controlados eletronicamente. O motorista pode ajustar manualmente a distância do solo do carro-conceito em três etapas: normal, 30 milímetros mais baixa ou 40 milímetros mais elevada.
O sistema também controla o nível da carroceria baseado na velocidade de condução e nos dados da rota fornecidos pelo sistema de navegação. Na estrada, por exemplo, a carroceria continua rebaixada, mesmo quando o veículo está se movendo lentamente. Ela é elevada automaticamente quando entra em uma estrada de cascalho.
Outro destaque é a direção integral, que combina a direção dinâmica no eixo dianteiro e, entre outras funções, pode intervir nas curvas rápidas para maior estabilidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário