sábado, 30 de julho de 2016
segunda-feira, 25 de julho de 2016
Volkswagen celebra 35 anos do Voyage, um dos sedãs mais tecnológicos de sua categoria no Brasil
Voyage LS 1981 |
Há 35 anos, em julho de 1981, as concessionárias Volkswagen no Brasil começavam a receber as primeiras unidades do Voyage. Derivado do Gol, o sedã já acumula mais de 1 milhão de unidades vendidas ao longo de sua história. Oferecido inicialmente apenas com carroceria de duas portas, o Voyage foi lançado nas versões S e LS, com opção de motores movidos a álcool ou a gasolina, ambos de 1,5 litro e refrigerados a água. O câmbio era de quatro marchas.
Voyage LS 1981 |
Voyage LS 1981 |
O nome Voyage significa “viagem” em francês e foi escolhido para o carro pela conotação de qualidades como charme e beleza. O Voyage apresenta design versátil com formas, linhas e proporções harmônicas, combinando uma imagem clássica com modernidade.
Voyage Los Angeles 1984 |
Pelo mundo
Uma curiosidade sobre as exportações do Voyage é que o sedã somente é comercializado com este nome na Argentina, onde também foi vendido com o nome Gacel (‘gazela’, em espanhol). Nos demais países da América do Sul, América Central e México, o Voyage é conhecido como Gol Sedan.Voyage Los Angeles 1984 |
Voyage Los Angeles 1984 |
Evolução constante
Voyage 1987 exportado para os Estados Unidos e Canadá, onde recebia o nome Fox |
Voyage Special 1992 |
Voyage 2008 |
Cronologia
1981 – Lançamento do sedã, com duas portas, motor de 1,5 litro refrigerado a água (o mesmo usado no VW Passat) a álcool ou gasolina, nas versões S (Super) e LS (Luxo Super)Voyage 2009 com transmissão I-Motion |
1983 – Primeira série especial, o Voyage Plus. Motor passa a ser 1.6
1984 – Lançamento da versão com quatro portas. Série especial Los Angeles, homenagem aos Jogos Olímpicos realizados nos Estados Unidos, na cor azul metálico e equipamento diferenciado como bancos Recaro e aerofólio traseiro (limitada a duas mil unidades). Câmbio de cinco marchas passa a ser oferecido como opcional
1985 – Passa a utilizar os motores AP (alta performance) 1.6 e 1.8
1986 – Série especial “GLS Super” com motor 1.8
1987 – Início das exportações para os Estados Unidos (Projeto 99), juntamente com a Parati. Durante sete anos, rebatizado de Fox, o Voyage, teve 202.062 unidades exportadas para os EUA. Para atender às exigências legais e do mercado americano, as versões CL (Comfort Luxo), GL (Gran Luxo) e GLS (Gran Luxo Super) passaram por aproximadamente 2.000 modificações, incluindo mudanças na suspensão, câmbio de quatro marchas com overdrive, novos faróis, lanternas e para-choques
1990 – Comemoração da produção de 600.000 unidades do Voyage no Brasil.
1991 – Nova dianteira: mudanças nos faróis, lanternas, grades, capô e para-lamas. O Voyage atinge a marca de 700.000 unidades produzidas, dessas mais de 400.000 foram destinadas ao mercado interno e o restante para o externo, principalmente para os Estados Unidos, e Argentina (onde recebeu o nome de Gacel e Senda), além de outros países da América Latina, África e Europa. Até 1991 a VW já havia exportado mais de 170 mil unidades para os EUA.
1993 – Série especial Sport, com motor 1.8
1994 a 1995 – Novas cores e revestimentos. Novos rádio e toca-fitas, como itens opcionais
1996 – A produção do Voyage é encerrada após 465.176 unidades fabricadas, dando lugar ao Polo Classic
2008 – Volta do Voyage após 12 anos de ausência do mercado. Desenvolvido juntamente com o Gol, o carro tem motor transversal 1.0 ou 1.6 e linhas completamente novas.
2009 – Versão I-Motion, com câmbio automatizado ASG e motor 1.6
2010 – Novos equipamentos de série: temporizador do limpador do para-brisa, Módulo Alto-falantes e o Módulo Preparação, nas versões 1.0 e 1.6
2012 – Alcança o marco de 1 milhão de unidades produzidas no Brasil. Sedã passa a contar com design global e equipamentos inéditos. Novo Voyage traz a nova geração de motores 1.0l, da família EA111. O novo propulsor traz a nova denominação TEC (Tecnologia para Economia de Combustível).
2014 - passam a utilizar nomenclatura global para diferenciar suas respectivas versões: Trendline, Comfortline e Highline. E mais: com a linha 2015, a Volkswagen lança o Voyage Evidence, posicionado acima da versão Highline
2016 – Modelo recebe evolução de design, interior completamente novo e a tecnologia Volkswagen App-Connect, a mais inovadora em sistemas de infotainment no mercado. Estreia do motor 1.0l de três cilindros Total Flex (82 cv) na linha Voyage.
Fonte: Imprensa Volkswagen
Voyage 2012 |
Voyage 2012 |
Novo Voyage 2016 |
Novo Voyage 2016 |
Novo Voyage 2016 |
terça-feira, 19 de julho de 2016
Novo Mercedes-Benz C 250 Coupé Sport chega ao Brasil com design sofisticado e esportivo
A Mercedes-Benz anuncia a chegada ao mercado brasileiro do novo C 250 Coupé Sport. Com um amplo pacote de equipamentos de série, que inclui acabamento interno, externo e rodas AMG, o modelo passa a integrar o portfólio da marca a partir deste mês com preço sugerido de R$ 245.900.
Atlético e esportivo, o novo C 250 Coupé Sport se destaca nas ruas e materializa o novo conceito de design desenvolvido pela Mercedes-Benz. Um chassi configurado dinamicamente é base para o conforto proporcionado pela suspensão, baixos níveis de ruído de rodagem e vibrações dos pneus, oferecendo também ágil dirigibilidade e uma experiência de condução única.
A construção com peso reduzido, excelente aerodinâmica, um motor que une potência à eficiência e uma rápida e precisa transmissão de sete marchas também são destaques do modelo. Ao mesmo tempo, um conjunto de sistemas de assistência proporciona ainda mais segurança.
O novo Classe C Coupé revela sua personalidade voltada para aqueles que são apaixonados por dirigir por meio de um design simultaneamente sofisticado, emocional e diferenciado. A dianteira esportiva, onde se destacam a grade diamante cromada e o longo capô - o novo modelo é 90 milímetros mais longo que seu antecessor -, leva a um habitáculo visualmente compacto, cujas linhas fluem para uma robusta traseira, incorporando os elementos aprimorados por gerações de coupé da Mercedes-Benz. A linha de cintura elevada e as portas sem molduras, com espelhos retrovisores externos em destaque, reforçam o ar esportivo.
Linhas limpas e superfícies distribuídas de maneira fluída estruturam as laterais com efeitos de luz e sombra. Um destaque especial é a longa linha externa inclinada, que cria a esportividade típica dos coupés. A silhueta parece mais alongada, baixa e firme. As dimensões confirmam esta impressão visual: o coupé é, ao todo, 37 milímetros mais baixo do que o sedã.
Frente esportiva
A dianteira do coupé difere do Classe C sedã por sua configuração própria e esportiva. A grade, com a estrela da Mercedes-Benz ao centro, atrai olhares. Grandes entradas de ar no para-choques destacam a necessidade de ventilação dos motores de alta performance e reforçam a sensação de largura e esportividade.O pacote visual AMG que equipa o modelo o torna ainda mais expressivo, com a grade ressaltada por pontos cromados. O para-choques AMG tem entradas de ar maiores, assim como um defletor aerodinâmico dianteiro cromado. A largura das rodas AMG de 18 polegadas é ressaltada pelos alargadores nas molduras das caixas de rodas.
O contorno dos faróis, com linhas limpas, completa o design externo do novo C 250 Coupé Sport. As luzes diurnas em LEDs com o design de tocha da Mercedes-Benz são integradas aos faróis. O lançamento vem equipado com faróis de LED, comandados pelo sistema dinâmico ativo de faróis “Intelligent Light System”.
Novos detalhes traseiros
Comparado ao sedã, o Mercedes-Benz C 250 Coupé Sport tem uma traseira completamente nova, que remete ao sofisticado Classe S Coupé. Com a placa posicionada no para-choque, os designers da Mercedes-Benz deram mais definição às superfícies da tampa do porta-malas, destacando ainda mais a estrela da marca posicionada ao centro.As esguias lanternas traseiras em duas seções reforçam a impressão de largura do veículo e seu design esportivo. O grafismo característico das lanternas, com quatro faixas horizontais de LEDs, cria um fator de identificação, tanto à noite como de dia. O design estreito das lanternas traseiras foi possibilitado pela integração dos refletores ao para-choque esportivamente estilizado.
O sistema de escapamento, com duas ponteiras visíveis, ligadas por um friso cromado, também parte do pacote visual AMG, se integra à parte inferior preta do para-choque e intensifica ainda mais o caráter esportivo do modelo.
Interior: conforto com toque esportivo
O motorista e os passageiros do coupé desfrutam de um ambiente que remete ao confortável interior do Classe C sedã, mas o eleva a um nível novo e muito mais esportivo. Os painéis das portas e laterais traseiras, assim como o elegante console central se fundem suavemente, enfatizando a personalidade do veículo.O seletor DYNAMIC SELECT administra a escolha do modo de direção, enquanto o painel do console central, em uma única peça, se estende de forma sutil das saídas de ar centrais até o comando touchpad no apoio para mão no túnel central. Estas linhas sem interrupções e bem definidas criam uma sensação de espaço aberto e trazem consigo um empolgante sentimento de pureza e modernidade.
A cuidadosa escolha dos materiais utilizados no acabamento interno reforça o padrão artesanal e sofisticado já característico da marca. Isso tudo aliado ao perfil mais esportivo do modelo, dão a ele um estilo único no segmento. Superfícies, combinações de cores e padrões de costura caracterizam um ambiente moldado segundo os novos princípios de design da Mercedes-Benz.
Os bancos com novo design com visual integral aumentam a sensação de espaço em comparação com o modelo anterior. Itens de conveniência são fáceis de operar e controles exclusivos do coupé que facilitam a entrada ficam na lateral do encosto. Para maior personalização, o comprador do C 250 Coupé Sport pode optar entre cinco cores para o revestimento dos bancos: preto, cinza, marrom, porcelana e vermelho.
O display está posicionado ergonomicamente sobre o console central para que os olhos se adaptem confortavelmente à tela, que mede 21,3 centímetros. Um friso em forma de asa separa as seções superior e inferior do painel de instrumentos. Seu design faz com que pareça flutuar no ar.
O touchpad no apoio para mão do controle central desenvolvido pela Mercedes-Benz marca um passo evolucionário. Como em um smartphone, diversas funções da unidade principal podem ser operadas por gestos feitos com os dedos.
Motor e sistema de tração: eficiência e personalidade esportiva
Um motor poderoso e eficiente, com dois litros e 211 cv, equipado com função ECO start/stop, garante desempenho ágil e excelente dirigibilidade. O C 250 Coupé Sport atinge 100 km/h em 6,8 segundos e chega a 250 km/h de velocidade máxima (limitada eletronicamente).O motor de quatro cilindros utiliza o sistema de injeção direta. A pressão do sistema é de até 200 bar, com variação otimizada de acordo com o mapeamento do motor. Injetores piezelétricos permitem uma formação de mistura otimizada, realizando até cinco injeções por ciclo. Esta tecnologia é complementada pela rápida ignição multifaíscas (MIS), que é capaz de disparar até quatro vezes em apenas um milésimo de segundo, conforme necessário. A combinação dessas duas tecnologias permite excelente utilização do combustível.
A força do motor é reforçada pela transmissão automática 7G-TRONIC PLUS de sete velocidades, com ação extremamente rápida e escalonamento visando a agilidade nas marchas mais baixas, e o baixo consumo em alta velocidade. O câmbio é equipado com a alavanca de seleção DIRECT SELECT e borboletas no volante.
Chassi e suspensão: esportividade e conforto
A suspensão esportiva oferece maior aderência e permite lidar com forças maiores nas curvas. Consequentemente, a suspensão reage de forma mais sensível ao comando do volante e permite uma condução mais ágil e esportiva.A suspensão independente traseira oferece controle insuperável e grande estabilidade em linha reta. A estrutura de suporte da suspensão traseira e os braços de controle das molas são feitos de alumínio forjado. A suspensão esportiva, com molas e amortecedores mais rígidos, se associa ao sistema Direct-Steer de direção direta, para uma condução ainda mais ágil.
Direção com personalidade esportiva
O C 250 Coupé Sport conta com a direção eletromecânica Direct-Steer de série. Ela combina a assistência variável de acordo com a velocidade com desmultiplicação também variável, de acordo com o ângulo de esterço. A assistência dada pelo conjunto pinhão e cremalheira é dosada de acordo com a necessidade, contribuindo assim para a eficiência geral do veículo.Entre os sistemas de assistência destaca-se o Active Parking Assist. Com ele, o veículo procura um espaço adequado para estacionamento, sempre que estiver com uma velocidade de até 35 km/h. Assim que o motorista confirma uma sugestão de vaga e engata a marcha à ré, o sistema executa automaticamente todas as manobras com um simples toque no botão. Cabe ao motorista apenas acionar a alavanca de câmbio e pressionar o pedal do acelerador. Para sair da vaga, a funcionalidade é a mesma.
Comportamento programável
O sistema DYNAMIC SELECT permite ao condutor optar entre diversas configurações de regulagem, adaptando a condução do C 250 Coupé Sport às condições momentâneas de uso e à sua preferência. Por meio de um controle posicionado no console central, é possível escolher entre os programas Comfort, ECO, Sport, Sport + e Individual. Cada uma dessas opções influencia na rapidez de respostas do acelerador, assistência da direção e câmbio automático.O modo “Comfort”, que é ativado sempre que o motor é ligado, leva a uma condução mais suave e consumo de combustível moderado. O programa “ECO” visa reduzir o consumo ao máximo, atuando inclusive em sistemas de conforto, como o ar-condicionado. A opção “Sport” torna o acelerador mais direto e realiza trocas de marchas em rotações mais elevadas, além de influenciar na assistência da direção, tornando-a mais rápida e mais rígida. Nesse caso, a função ECO start/stop é desativada.
Além dos programas disponíveis, o motorista pode criar um modo personalizado (“Individual”), ajustando os vários parâmetros disponíveis conforme sua preferência pessoal.
Freios: resistência à fadiga e menor distância de parada
Os freios do C 250 Coupé Sport atendem a altas exigências relacionadas à distância de imobilização, rapidez de respostas, resistência à fadiga, estabilidade direcional e durabilidade das pastilhas. O modelo conta com o sistema ADAPTIVE BRAKE (freios adaptativos) que, entre outros recursos, oferece:• Hill-Start Assist (assistência de partida em subidas), que evita que o veículo recue ao arrancar em aclives
• Função HOLD, que mantém o veículo parado sem necessidade de manter o pedal do freio pressionado
• Função de secagem dos discos, que em caso de chuva remove a umidade para agilizar a frenagem quando necessário
• Função de pré-carga (priming), que coloca as pastilhas em contato com o disco automaticamente sempre que o motorista tira rapidamente o pé do acelerador, reduzindo a distância necessária para parar o veículo em emergências.
Outras funções disponíveis no C 250 Coupé Sport incluem a frenagem vetorial, que distribui a força de frenagem entre as rodas de cada eixo conforme a situação, mantendo a dirigibilidade em curvas fechadas, e as luzes de freios adaptativas que, em frenagens fortes, piscam de forma rápida e intermitente, alertando os motoristas que vêm atrás e reduzindo seu tempo de reação em situações de potencial emergência.
Aerodinâmica: contrariando o vento
Valores de consumo diferenciados exigem propriedades aerodinâmicas acima da média. O novo Classe C Coupé tem o menor coeficiente de arrasto do seu segmento (Cd=0,26). Este número resulta em economia de combustível, redução das emissões de CO2 e redução de ruídos causados pelo vento, especialmente em velocidades mais altas, como as registradas nas estradas.Habitáculo reforça DNA da marca
Mantendo a tradição da Mercedes-Benz, a carroceria foi projetada para proporcionar o máximo de segurança em colisões. O núcleo deste conceito é o compartimento de passageiros de alta resistência. Ele consiste, em primeiro lugar, de chapas de aço de alta e ultra-alta resistência, além de painéis com espessura graduada, projetados para suportar forças localizadas específicas.A rígida célula de passageiros é cercada por zonas de deformação cuidadosamente calculadas, que absorvem a energia em caso de colisão.Com isso, o C 250 Coupé Sport reforça o compromisso da Mercedes-Benz em aliar sofisticação e tecnologia a elevados níveis de segurança.
Esportividade conectada
Uma geração de sistema multimídia totalmente nova proporciona operação intuitiva no novo Classe C Coupé, apresentando elaboradas animações e efeitos visuais que demonstram todas as funções disponíveis de forma clara e altamente atraente. O veículo também está equipado com o Frontbass. Este sistema acústico utiliza o espaço existente dentro da haste transversal e a estrutura lateral da carroceria como câmara de ressonância para os autofalantes. O resultado é uma experiência auditiva quase comparável à de uma sala de concertos.A reprodução de áudio e vídeo pode ser feita de várias fontes, como Bluetooth, de um iPod ou iPhone, pendrives ou CD e DVD. O manual do veículo é disponibilizado em formato digital, para consulta rápida na tela.
COMAND Online com ponto de acesso Wi-Fi
O COMAND Online oferece uma tela maior, de 21,3 cm, com uma cobertura de vidro semelhante à usada em dispositivos como o iPhone ou iPod. Ele permite a recepção de rádio, por exemplo, e disponibiliza uma gama de outros recursos, incluindo navegação rápida no disco rígido, ponto de acesso para dispositivos WLAN e o sistema de controle por voz LINGUATRONIC.A telefonia por meio do Bluetooth também é de série, com uma conexão telefônica que interliga o telefone celular com o veículo por meio de uma interface Bluetooth.
Informações técnicas
Mercedes-Benz
C 250 Coupé Sport | |
Cilindrada
|
1.991 cm³
|
Cilindros
|
4 em linha
|
Potência
|
211 cv a 5.500 rpm
|
Torque máximo
|
350 Nm entre 1.200 e 4.000 rpm
|
Aceleração 0-100 km/h (s)
|
6,8 s
|
Velocidade máxima
|
250 km/h*
|
Peso (kg)
|
1.540
|
Pneus
|
225/45 R18 (dianteiros) – 245/40 R18 (traseiros)
|
Capacidade do porta-malas (L)
|
400
|
Tanque de combustível (L)
|
66/7
|
Dimensões (mm)
Comprimento
Largura
Altura
|
4.686
2.016
1.405
|
Jaguar Land Rover abre centro técnico de £20 milhões para divisão de veículos especiais
A Divisão de Veículos Especiais (SVO) da Jaguar Land Rover conta com um novo Centro Técnico de £20 milhões perto de Coventry. Ele será a sede dos veículos e abrigará manufatura, pintura, centro de treinamento para técnicos e clientes em uma área de 20 mil metros quadrados.
O novo Centro Técnico representa o crescimento da divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover, criada em junho de 2014 e especialista em criar produtos “halo”, automóveis personalizados, carros clássicos e uma gama emocionante de produtos da marca.
John Edwards, diretor geral da Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover, disse: “O novo veículo Centro Técnico da Divisão de Veículos Especiais é um grande passo em frente no cumprimento dos desejos de nossos clientes mais exigentes. Existem mais de 200 trabalhadores qualificados aqui que estão comprometidos com a qualidade e a fabricação feita a mão de tudo que fazem.
“O Centro Técnico SVO é uma unidade muito moderna, inspirada em um centro de engenharia de Fórmula 1. Ele ocupa um espaço de 20 mil metros quadrados, incluindo uma área fabril, uma das mais ecologicamente corretas e avançadas oficinas de pintura do mundo, suite de comissionamento construída de forma customizada, suite técnica, suite de apresentação e escritórios.
“Este novo Centro Técnico permite-nos construir lançamentos bem-sucedidos como Range Rover Sport SVR , Range Rover SVAutobiography e Jaguar F -TYPE SVR, e fornecer uma excelente base para o crescimento do negócio SVO com a introdução do novo e emocionante programa de Personalização de Veículos”.
A visão: Personalização de veículo
No futuro, os clientes, quando convidados, poderão visitar um espaço inteiramente dedicado para eles poderem explorar a infinita gama de possibilidades para criar e personalizar seu próprio veículo Jaguar ou Land Rover. Um membro da Jaguar ou equipe Design da Land Rover estarão à disposição para ajudar o cliente nesse processo de customização.Greg Clark, diretor de Personalização de Veículos disse: “Nossa nova instalação entrega qualidade, precisão e escolha. Vamos incentivar os clientes a participar na concepção de seus próprios veículos, para dar um sentido real de conexão emocional com algo que eles criaram; algo único.
“O nosso objetivo é crescer progressivamente o nosso portfólio para atender e exceder os desejos dos nossos clientes mais exigentes”.
A exclusiva experiência se estende também à comida servida aos clientes que visitam o Centro Técnico. Graham Edwards, estrelado chef Michelin, que aprendeu o seu ofício no West End de Londres e já trabalhou com Raymond Blanc, está à disposição para criar uma seleção de pratos concebidos para atender o cliente utilizando o melhor de ingredientes regionais do Midlands.
A experiência SVO continua no Centro Técnico após o cliente ter deixado o local, uma vez que seu carro será pintado e finalizado manualmente nas outras três áreas do edifício.
A qualidade e a atenção aos detalhes em todo o Centro Técnico foram inspiradas pelos padrões exigentes de nível superior do automobilismo. O workshop apresenta uma série de estações de trabalho altamente avançados e foi criado para permitir a montagem final dos veículos SVO, à mão, para a melhor qualidade possível.
Fonte: Jaguar Land Rover
Ford GT: conheça as opções de cores e materiais para personalização do supercarro
O novo Ford GT terá apenas 500 unidades produzidas nos dois primeiros anos no mercado, o que lhe garante o título de carro mais exclusivo já oferecido pela marca. Mas os proprietários ainda poderão personalizar o supercarro com várias opções de cores e materiais, que os designers da Ford criaram para destacar as suas inovações e performance.
A carroceria conta com oito cores brilhantes, remetendo à herança da Ford nas corridas. Elas podem ser coordenadas com faixas esportivas e itens internos e externos, como as pinças de freio e acabamento das peças de fibra de carbono.
“Não são cores da moda, porque o Ford GT não é um carro da moda. Ele é um clássico – um verdadeiro carro de corrida para as ruas”, diz Barb Whalen, gerente de design, cores e materiais da Ford.
A fibra de carbono – tradicionalmente usada como elemento decorativo em veículos de desempenho – no Ford GT é empregada como componente estrutural para redução do peso. As opções de acabamento brilhante, fosco ou na cor preta “Black Shadow” permitem diferenciar o seu visual, destacando os aspectos de competição, desempenho ou força.
O Ford GT também é o primeiro carro da marca a oferecer pinças de freio Brembo com combinações de cores personalizadas . O sistema com seis pistões e discos de carbono-cerâmica tem pinças anodizadas nas cores preta, prata, azul, laranja ou vermelho.
Excepcionalmente leves, os discos de freio de carbono-cerâmica do Ford GT pesam menos da metade dos de ferro fundido. Seu sistema, com tecnologia derivada da Fórmula 1, é projetado para baixo deslocamento de fluido, o que melhora a rigidez e sensação do pedal. Tem também um sistema integrado de resfriamento para excelente desempenho sob várias condições.
Forma e função no interior
Na cabine do novo GT, a cor é usada com moderação em áreas como atrás dos encostos dos bancos – detalhe que pode ser visto de fora do carro. Do lado do passageiro, ao se abrir a porta, o painel de instrumentos com dois níveis e tonalidades combinantes cria um equilíbrio visual. Para ajudar a reduzir a distração do motorista, as cores e acabamentos acetinados se intensificam conforme avançam para o lado do passageiro.
Nenhum detalhe do supercarro foi esquecido pelos designers, onde a forma segue a função. Os bancos, por exemplo, têm uma nervura horizontal que amplia o espaço visualmente. O tecido de revestimento Alcântara foi escolhido tanto pelo toque refinado como pelo baixo peso.
“Fizemos um trabalho meticuloso de seleção de cores e materiais do Ford GT para infundir energia e, ao mesmo tempo, garantir o apelo visceral de um carro de alta performance”, diz Barb Whalen. “Tudo nele foi criado intencionalmente para expressar o máximo de desempenho.”
Fonte: Imprensa Ford
Ford mostra as melhores estradas para dirigir na Europa em vídeo com Mustang, Focus e Fiesta
A Ford rodou mais de 15 mil quilômetros em 12 meses para produzir, em parceria com a BP/Castrol, um guia on-line que mostra as estradas mais impressionantes da Europa para dirigir. Utilizando o Focus RS, ST e diesel, o Mustang GT 5.0 V8 e 2.3 EcoBoost, o Focus ST e o Fiesta ST, o roteiro inclui tanto rotas famosas como outras pouco conhecidas, classificando os percursos – disponíveis neste link – pelos fatores de emoção, superfície, acessibilidade, hospitalidade, paisagens, comida e bebida.
Foram selecionadas seis rotas de tirar o fôlego, com a ajuda de engenheiros da Ford Performance que dirigem rotineiramente nos ambientes mais desafiadores do continente e também da experiência de décadas da Ford buscando as melhores estradas para os jornalistas especializados testarem seus veículos. A série é apresentada pelo jornalista automotivo Steve Sutcliffe, veterano que já participou de mais de 750 lançamentos de carros em 42 países.
Ele dirigiu os novos veículos da Ford por estradas do Reino Unido, França, Alemanha, Espanha e Romênia, acrescentando também uma visão histórica e cultural de cada local. Um dos roteiros mais originais, com 330 quilômetros e mais de 100 curvas estreitas, é o que passa pelo “Castelo de Drácula”, na Romênia.
Pura emoção
“É incrível algumas estradas não estarem na lista – mas não buscamos apenas caminhos para agradar quem tem gasolina nas veias. Analisamos cada rota pela pura emoção, além da qualidade da pista, acessibilidade, hospitalidade, cenário, comida e bebida”, diz Sutcliffe, ex-piloto de competição.“Quem gosta de dirigir deve conhecer algumas das estradas, como a Rodovia Transfăgărăşan, na Romênia, mas talvez não a C462, na Espanha. De certo modo, seria bom guardar essas estradas para nós mesmos. Mas, quando as estradas são tão boas, precisam ser compartilhadas”.
Os seis roteiros mostrados na série são:
• Romênia, Rodovia Transfăgărăşan – Foi construída pelo ex-ditador romeno para que seu povo pudesse fugir facilmente para as montanhas em caso de invasão soviética. Ela passa pelo castelo de Vlad, o Empalador – inspiração da vida real para o Conde Drácula.
• Reino Unido, North Yorkshire, Blakey Ridge – Segue a rota de uma velha ferrovia para minas de ferro. Felizmente, foi filmada pouco antes de uma enorme tempestade de neve atingir o local.
• Espanha, Catalunha, C462 – Foi originalmente construída como caminho para a barragem de uma estação de energia que nunca foi concluída. Com túneis, trechos rápidos e outros travados, é literalmente uma estrada para lugar nenhum.
• França, Alpes, D526 e D926 – Uma das etapas mais duras da Tour de France 2015, tradicional corrida de bicicletas, é igualmente desafiadora para carros. Uma das mais impressionantes para dirigir e apreciar.
• Alemanha, Estrada da Floresta Negra, B500 – Tem pouco mais de 40 quilômetros através da Floresta Negra, com ramificações menores e igualmente desafiadoras. Durante as filmagens, choveu constantemente durante quatro dias.
• Mallorca, “Estrada da Montanha” MA10 – De origem romana, tem um mosteiro construído no seu pico, propositadamente de difícil acesso, com espiral que passa por túneis, lagos e pontes rochosas. Como curiosidade, a equipe contratada na Alemanha para a filmagem com drones desistiu no último minuto para ajudar na filmagem de “Star Wars: O Despertar da Força”, o que virou motivo de comentários dos fãs.
Fonte: Imprensa Ford
“Sucatinha” presidencial será exposto em Foz do Iguaçu
Avião está sendo restaurado e deve ficar pronto até fim do ano. fotos: Nilton Rolin/Itaipu Binacional |
O “Sucatinha” teve mais sorte que seu “irmão” maior, o “Sucatão” (707-320c), que foi totalmente desmanchado, em 2014, para venda do alumínio. Nos sites de aviação, houve manifestações de tristeza com o fim do avião, por fazer parte da história do Brasil. Os dois Boeings eram operados pela Força Aérea Brasileira.
O “Sucatinha”, que foi usado em viagens de sete presidentes da República entre 1976 e 2010, e também transportou o papa João Paulo 2º durante a visita ao Brasil, fez seu último voo no dia 7 de novembro de 2011.
Em Foz do Iguaçu, o avião será mais um atrativo da cidade. Ele está sendo restaurado por técnicos da própria Helisul, que vão deixar o Boeing exatamente como estava quando fazia parte da frota presidencial. Ele será exposto na área da empresa, em frente ao Parque das Aves.
Segundo Celso Biezus, haverá cobrança de ingresso para visitar a aeronave, para cobrir os custos de manutenção e os investimentos feitos para trazê-la até Foz do Iguaçu. O avião, que estava na Base Aérea da FAB, em Guarulhos (SP), veio sobre a carroceria de dois caminhões – num deles vieram as asas, no outro o corpo. A viagem durou 12 dias.
O “Sucatinha”, em mais de 27 mil horas de voo, transportou os ex-presidentes Ernesto Geisel, João Figueiredo, José Sarney, Fernando Collor, Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva. O Boeing 737 teve também missões de destaque, como em 1980, quando percorreu 11 estados transportando o papa João Paulo II.
A Itaipu
Com 20 unidades geradoras e 14.000 MW de potência instalada, a Itaipu Binacional é líder mundial na geração de energia limpa e renovável, tendo produzido, desde 1984, mais de 2,35 bilhões de MWh. A hidrelétrica é responsável pelo abastecimento de cerca de 15% de toda a energia consumida pelo Brasil e de 75 % do Paraguai. Desde 2003, Itaipu tem como missão empresarial “gerar energia elétrica de qualidade, com responsabilidade social e ambiental, impulsionando o desenvolvimento econômico, turístico e tecnológico, sustentável, no Brasil e no Paraguai”. A empresa tem ainda como visão de futuro chegar a 2020 como “a geradora de energia limpa e renovável com o melhor desempenho operativo e as melhores práticas de sustentabilidade do mundo, impulsionando o desenvolvimento sustentável e a integração regional”.
Fonte: Imprensa Itaipu
sexta-feira, 15 de julho de 2016
Chega ao Brasil o Range Rover SVAutobiography, modelo mais luxuoso já feito pela Land Rover
A Jaguar Land Rover traz ao mercado brasileiro o mais luxuoso Land Rover já produzido na história da marca britânica. O Range Rover SVAutobiography Long Wheelbase é um veículo que redefine todo o luxo sobre quatro rodas, sem perder o DNA de capacidade em todos os tipos de terreno da Land Rover. Assinado pela Divisão de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO), a nova versão do Range Rover está disponível sob encomenda em todas as concessionárias da marca no País, com preço de R$ 1.065.800,00.
Feito para se estabelecer no topo da linha Range Rover, o modelo é oferecido com o entre-eixos estendido e um design exterior exclusivo, além de interior artesanal e performance impressionante com 550 cv de potência. Ou seja, o suprassumo do luxo e da esportividade num único veículo.
Tudo no Range Rover SVAutobiography foi pensado para proporcionar o nível máximo de customização. Sua carroceria pode ter pintura em duas tonalidades, que o cliente pode escolher entre oito cores distintas, sempre acompanhadas pelo preto Santorini.
A grade frontal traz acabamento em cinza e prata com desenho exclusivo para o modelo, o que acentua sua distinção. A distância alongada do entre-eixos e as rodas de aro 21 garantem uma vida a bordo confortável para todos os ocupantes. O sistema de suspensão pneumática com regulagem de altura garante que as imperfeições do piso praticamente não sejam sentidas.
O motor 5.0 V8 Supercharged foi recalibrado para oferecer 550 cv de potência e impressionante torque de 680 Nm. Aliado ao câmbio ZF de oito velocidades, o modelo é capaz de chegar aos 250 km/h de velocidade máxima e sair da imobilidade para os 100 km/h em apenas 5,5 segundos, marcas impressionantes para suas dimensões.
Sua carroceria é 100% em alumínio, mais rígida e extremamente leve, o que garante melhor desempenho, menor consumo de combustível e, por consequência, menores índices de emissões que suas demais versões.
A ampla capacidade para trafegar em qualquer tipo de terreno é garantida pela mais recente versão do sistema Terrain Response 2, que pode reconhecer automaticamente o tipo de terreno em que o Range Rover SVAutobiography trafega e adaptar todas as configurações de suspensão, aceleração, tração e acionar todos os diversos sistemas de segurança como freios e controle de torque de acordo com o terreno. Tudo para transpor qualquer tipo de obstáculo.
O interior do Range Rover SVAutobiography é totalmente focado em proporcionar luxo extremo aos ocupantes. O amplo uso do alumínio, madeira e do couro nobre está presente em cada detalhe que vai desde o acabamento de partes grandes como painel, portas, bancos e volante, até pequenas peças como a borda do botão Start/Stop e do seletor de marchas.
O couro nobre perfurado reveste o teto e o alcântara reveste diversos detalhes do modelo como, por exemplo, o interior da bolsa localizada na parte de trás dos bancos dianteiros.
O assento traseiro único que acompanha a linha Range Rover foi substituído por dois bancos executivos individuais italianos da marca Poltrona Frau®, que contam com ajustes elétricos e descanso para os pés. Assim como nos bancos dianteiros, os traseiros também são equipados com programas de massagem, aquecimento e resfriamento, revestimento em couro nobre Windsor e opção de personalização com diversas cores de revestimento.
Entre os dois bancos, foi colocado um console central com um compartimento refrigerado com capacidade para uma garrafa de champagne. Com acabamento em madeira ou alumínio, o console abriga também dois controles wireless que comandam as funções do sistema de entretenimento traseiro formado por duas telas independentes.
Mesas dobráveis com acabamento em couro ou madeira nobre e acionamento elétrico foram dispostas na parte de trás dos bancos dianteiros, ideais para o apoio de um notebook ou até mesmo para uma pequena refeição.
Se os ocupantes têm à sua disposição tamanho conforto, o motorista conta com o que existe de melhor em tecnologia dentro da indústria automobilística.
Para total conforto, o painel de intrumentos digital conta uma tela em TFT de altísima resolução. Nela, desenhos do velocímetro, conta-giros, marcha selecionada, e diversas outras informações úteis são mostradas com ampla nitidez.
Por ser digital, as informações mais importantes podem saltar aos olhos do motorista sempre que a situação exige. Assim acontece com avisos importantes como o nível de pressão dos pneus caso ele esteja baixo, nível do tanque de combustível ou mesmo o programa do Terrain Response que está vigente no momento.
Para total segurança, o modelo traz também o sistema Head Up Dislpay a laser, que projeta no pára-brisas infromações como a velocidade atual e instruções de navegação do sistema GPS.
O volante multifuncional com aquecimento é revestido com materiais nobres como couro e madeira. Ele traz diversos comandos à mão do motorista como controle do sistema de som, atendimento ou realização de chamadas telefônicas via Bluetooth, computador de bordo e piloto automático.
Para máxima comodidade, o Range Rover SVAutobiography é equipado com o sistema ACC – Adaptive Cruise Control que não só mantém a velocidade definida pelo motorista constante, mas também reduz autometicamente a velocidade quando os sensores colocados na parte dianteira do veículo identificam a presença de um outro automóvel mais lento à frente, tudo sem a interferência do condutor.
Apesar do potente motor 5.0 V8 Supercharged trabalhar a plena capacidade, o nível de ruídos na cabine é praticamente imperceptível, graças ao esmero dado ao sistema de isolamento acústico na cabine.
A superfície da base do amplo porta-malas com capacidade de bagagem para 909 litros é revestida em madeira nobre. A peça é basculante e se move para fora do veículo, facilitando o momento de guardar a bagagem no carro. Além de bipartida, a tampa do porta-malas tem acionamento por gestos e pode ser aberta ao simples passar dos pés abaixo do parachoque traseiro.
O Range Rover SVAutobiography traz o máximo em tecnologia a bordo. O modelo é equipado com o mais moderno sistema de entretenimento da Jaguar Land Rover, o InControl Touch. O sistema integra uma tela de 8 polegadas sensível ao toque com interface totalmente reestruturada, mais intuitiva e com melhor resolução, bastante similar a dos smartphones e tablets.
Além disso, o InControl Touch conta com um sistema de navegação mais rápido e fácil de manusear, graças ao cartão SD de memória para informações de rotas.
O sistema de som é o mais completo da linha Meridian e conta com 29 alto-falantes e 1.700 watts de potência, dando uma experiência surround única.
Para total comodidade em manobras, o veículo também conta com sistema de câmeras 360º, 10 opções de iluminação interna que podem ser escolhidas de acordo com o gosto dos ocupantes, soleiras iluminadas e luzes cortesia dispostas abaixo dos retrovisores para, antes de entrar, os ocupantes dos bancos da frente enxergem onde estão pisando.
O Range Rover SVAutobiography está disponível sob encomenda em todas a concessionárias Jaguar Land Rover do Brasil. O modelo exclusivo é vendido a R$ 1.065.800.
Fonte: Imprensa Jaguar Land Rover