quarta-feira, 28 de maio de 2014
Ford licencia tecnologia do cinto de segurança inflável para difusão no mercado
A Ford está oferecendo a sua tecnologia patenteada de cinto de segurança inflável para outras empresas e indústrias, incluindo as concorrentes do setor automotivo. O licenciamento tem como objetivo incentivar a adoção do equipamento, que contribui para aprimorar a segurança dos passageiros dos automóveis. A tecnologia pode ser aplicada também em outros meios de transporte, como helicópteros, aviões ou barcos, inclusive de uso militar.
“O compromisso duradouro da Ford com a democratização da tecnologia vai além dos nossos clientes”, diz Bill Coughlin, presidente da Ford Global Technologies. “Nesse caso, a adoção mais ampla dos cintos de segurança infláveis pode tornar as viagens mais seguras e ajudar a reduzir as lesões nos passageiros em acidentes, principalmente entre as crianças e idosos.”
No uso diário, os cintos infláveis funcionam como os cintos comuns. Em uma colisão, eles se abrem sobre o tronco e o ombro dos ocupantes, ajudando a distribuir as forças de impacto em uma área até cinco vezes maior que um cinto convencional. A distribuição da pressão em uma área maior reduz seu impacto sobre o peito, além de ajudar a controlar os movimentos da cabeça e do pescoço, como mostra o vídeo neste link.
O cinto de segurança inflável atualmente é disponível para os passageiros laterais do banco de trás nos modelos Ford Explorer, Flex e Fusion, além da futura F-150 e dos modelos Lincoln MKT e MKZ.
Compartilhando tecnologia
A Ford também disponibiliza para licenciamento muitas outras tecnologias patenteadas. Na área de segurança, alguns exemplos são:• Controle de estabilidade anticapotamento (Roll Stability Control™) – o sistema monitora continuamente o movimento do veículo e sua relação com a pista com um conjunto de sensores, aplicando os freios e reduzindo a potência do motor automaticamente para ajudar a evitar uma potencial situação de capotamento;
• A tecnologia “modo de sobrevivência”, introduzida nas viaturas policiais Ford Police Interceptor, alerta e protege os agentes da lei de abordagens inesperadas por trás do veículo;
• O sistema de aviso de uso do cinto de segurança (Ford’s Belt-Minder®) dispara um som persistente para lembrar o motorista e foi apontado pela administração nacional de segurança do trânsito e pelo instituto das seguradoras dos Estados Unidos como um fator de aumento de uso do equipamento;
• O sistema de alerta de “nível de atenção” do motorista atua com base na análise estatística de informações da pista coletadas pela câmera dianteira do veículo e suas mudanças de direção. Se o nível de atenção calculado cai abaixo de certo patamar (potencialmente causado pelo cansaço), dispara alertas visuais e sonoros no painel.
Essas e outras tecnologias podem ser conhecidas no portal corporativo da Ford, Technology Licensing Portal.
Fundação AutoHarvest
A Ford também adquiriu patentes adicionais de cinto de segurança inflável da United Technologies para garantir o amplo licenciamento dessa tecnologia. Esse esforço contou com a ajuda da AutoHarvest Foundation, organização sem fins lucrativos dedicada à difusão de novas tecnologias.“Nós fundamos a AutoHarvest esperando que esse tipo de compartilhamento de tecnologia seja feito em benefício da sociedade”, diz David Cole, cofundador e presidente do conselho da AutoHarvest. “Estamos contentes em poder contribuir para a maior difusão dessa tecnologia de segurança.”
A Ford faz parte do Conselho Consultivo de Inovação da AutoHarvest, junto com outros líderes da indústria automotiva, do governo e centros de pesquisa. Mais informações estão disponíveis no site http://autoharvest.org.
Fonte: Imprensa Ford
Ford New Fiesta e Ken Block encaram o F1 de Lewis Hamilton em desafio do Top Gear
O piloto Ken Block e seu Ford New Fiesta turbinado já enfrentaram muitos desafios, seja em competições, seja em manobras radicais da famosa série Gymkhana – cujo sexto episódio já soma mais de 19 milhões de acessos. Agora, eles encaram um duelo diferente, contra Lewis Hamilton e seu Fórmula 1, promovido pelo programa Top Gear, da BBC.
O duelo aconteceu no Circuito de Bushy Park, em Barbados, que teve a pista modificada para os pilotos poderem mostrar suas habilidades. O programa faz parte da série Top Gear Live World Tour e pode ser conferido no vídeo neste link.
Campeão mundial de F1 em 2008 e favorito este ano para o bicampeonato, Lewis Hamilton se divertiu bastante na apresentação, assim como Ken Block, que tem recordações especiais do local: foi lá que ele teve um dos acidentes mais espetaculares de sua carreira, como mostra este vídeo.
Com motor de mais de 650 cv, o Ford New Fiesta ST RX43 de Ken Block acelera de 0 a 100 km/h em menos de 2 segundos e surpreendeu quem pensava que estaria em desvantagem nesse confronto, ainda mais correndo “em casa”, no circuito que inclui a tradicional rampa do Rallycross. O objetivo do programa é promover encontros históricos, com provas que nunca ninguém fez.
Fonte: Imprensa Ford
Ford Mustang ganha coleção clássica de Hot Wheels
O Ford Mustang é o tema da nova coleção de miniaturas da marca nº 1 em miniaturas no mundo, Hot Wheels, que está reproduzindo oito modelos clássicos da linha. Chamada “Mustang 50 Years”, a coleção lançada no Brasil é composta por veículos que marcaram época: Ford Mustang Concept 1962, Ford Mustang 1967, Ford Mustang Mach 1 1971, Ford Mustang 1992, Ford Mustang Cobra 2003, Ford Mustang 2007, Custom Ford Mustang 2012 e Ford Mustang 2013.
Produzidas em escala 1:64, as miniaturas trazem modelagem com pintura e detalhes que reproduzem o design de cada modelo. O preço sugerido por Hot Wheels é de R$12,99. Para a Ford, o licenciamento para a confecção das miniaturas é uma forma de dar aos fãs de todas as idades a possibilidade de acompanhar a evolução desse ícone mundial.
O Ford Mustang está sendo homenageado em todo o mundo pelos 50 anos de produção, com uma série de eventos e produtos licenciados. Além de miniaturas, ele é tema de esmaltes, chocolate, obras de arte e coleção de moda, entre outros, nos Estados Unidos e Europa. Embora não seja comercializado no Brasil, o Mustang é hoje um dos veículos mais curtidos no Facebook no País.
Fonte: Imprensa Ford
Ford Ecosport chega a novos mercados no centro da África
O Ford EcoSport completou mais uma etapa do seu programa de lançamento global com a chegada à Nigéria e Angola. Com isso, o utilitário esportivo criado no Brasil já está presente em cerca de 50 mercados e o seu cronograma continua, devendo chegar a mais de 125 países em cinco continentes: Américas, Europa, Ásia, Oceania e África.
A apresentação para a imprensa da Nigéria e Angola incluiu um test-drive com passagem por parques naturais com animais próximos ao veículo. A proposta de roteiro foi mostrar a versatilidade do EcoSport em diferentes terrenos. No continente africano, o modelo já é vendido na África do Sul.
Como em outras regiões do mundo, ele está sendo apresentado nesses mercados como um veículo que combina a praticidade e economia de um compacto com a robustez e versatilidade de um utilitário esportivo, ampliando a aceitação do veículo em diferentes regiões.
Além de Camaçari, no Brasil, o EcoSport já é produzido em outras três fábricas no mundo: Rayong, na Tailândia, Chennai, na Índia, e Chonqing, na China. E já é vendido nos seguintes países: Brasil, Argentina, Colômbia, Chile, Peru, Paraguai, Uruguai, México, Reino Unido, Alemanha, França, Itália, Irlanda, Holanda, Bélgica, Áustria, Espanha, Portugal, Suíça, Grécia, Ucrânia, Turquia, Índia, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Malásia, Fiji, Brunei, Papua Nova Guiné, Laos, Camboja, Taiti, Myanmar, Taiwan, Emirados Árabes Unidos, Bangladesh, Iraque, Líbano, Madagascar, Mongólia, Jordânia, Iêmen, Japão, Austrália, Nova Zelândia, África do Sul, Nigéria e Angola.
Fonte: Imprensa Ford
Copa Troller: Curitiba mostrou como será a melhor temporada dos últimos anos
Foto: Doni Castilho |
A Copa Troller abriu o Campeonato Sudeste em Curitiba, no Paraná, com quase 100 carros no grid e um roteiro cercado de belíssimas paisagens e muito elogiado pelos “trilheiros”. A prova foi uma demonstração de como será a temporada que promete ser a melhor dos últimos anos com alto nível de competitividade.
Foto: Doni Castilho |
Além da cobertura em tempo real, o público pode conferir toda a cobertura e a pontuação dos competidores no site www.troller.com.br. A próxima etapa da Copa Troller Sudeste será realizada no dia 19 de julho em Águas de Lindóia, interior de São Paulo.
Foto: Marcus Cicarello |
Vencedores na estreia
Disputado em cinco categorias -- Passeio, Master, Graduados, Turismo e Expedition, o rali de abertura agradou as duplas estreantes e experientes. Foi realizado no chamado estilo “linha”, sem laços ou retornos, o que facilita a navegação e o controle de velocidade.A escolha de uma área tradicional dos praticantes de off-road em Curitiba acrescentou emoção porque a etapa teve um percurso desafiante, incluindo a passagem pela área de reflorestamento de Tijucas. Contou com travessia de rio, diversos desafios off-road e passagem por belas estradas vicinais.
“A prova foi tranquila e bem desenhada, possibilitando explorar a habilidade das duplas e o desempenho do T4. A atenção aos detalhes fizeraram a diferença e nos garantiram a vitória”, diz Rone Branco, vencedor da categoria Master, retornando à Copa Troller depois de ficar dois anos fora da categoria.
Entre os Graduados, Ednilso Borguezani e Leandro Ferreira, de Curitiba, venceram esta primeira etapa. “O roteiro exigiu muita concentração e felizmente tivemos uma navegação e pilotagem precisas ”, diz o navegador Leandro Ferreira.
Na Turismo, a dupla Mauri e Henrique Glir somaram 43 pontos e garantiram o primeiro lugar. Na categoria Expedition, Iran Andrade e Eduardo Santos superaram mais de 40 duplas e foram os vencedores da primeira etapa do ano.
Na modalidade de Passeio, destinada a famílias e sem a necessidade de competição, o bom tempo proporcionou belíssimas paisagens e cenários inesquecíveis aos participantes, especialmente na região de Tijucas e trilhas próximas na Serra do Mar. Para estes participantes, o principal momento foram as travessias de rio e córregos durante o trajeto.
Fonte: Imprensa Troller
Comunicação V2V antecede direção autônoma
Kuga – Utilitário traz embrião de tecnolgia que no futuro poderá liberar motorista da direção |
Helder Lima
A Ford
mostra na feira de tecnologia Computex, em Taiwan, a sua tecnologia
experimental de comunicação V2V para veículos inteligentes. Essa tecnologia de
comunicação "veículo-para-veículo", um dos caminhos para a direção
autônoma, está sendo apresentada em dois utilitários esportivos Ford Kuga.
Tecnologia que pode prevenir acidentes será mostrada pela Ford em evento em Taiwan |
O evento
será realizado em um espaço no centro da cidade de Taipei, próximo ao pavilhão
da feira, onde os dois Ford Kuga vão rodar em diferentes situações em que a comunicação entre
veículos poderia prevenir acidentes. A exibição na maior feira de tecnologia da
Ásia, e segunda maior do mundo, será feita de 3 a 7 de junho, mostrando o
compromisso da marca com os carros inteligentes e o futuro da mobilidade.
"A tecnologia V2V que vamos mostrar na Computex é
apenas um dos muitos caminhos da pesquisa e desenvolvimento na indústria
automotiva", diz Trevor Worthington, vice-presidente de Desenvolvimento do
Produto da Ford Ásia Pacífico. "Na Computex, teremos a satisfação de
mostrar soluções que estão disponíveis hoje e também tecnologias inovadoras
voltadas para o futuro, ainda em fase de desenvolvimento."
A Ford
também aproveita a feira para fazer a primeira exibição do novo Mustang em
Taiwan, com demonstração dos seus sistemas de conectividade SYNC e AppLink com
comando de voz para operação dos sistemas de navegação, celular, rádio e outras
funções.
A marca promove ainda experiências interativas de criação
de miniaturas do novo Mustang 2015 com tecnologia de impressão 3D e palestras
de especialistas sobre cidades inteligentes e direção autônoma.
Ford Mustang registra mais de 9.300 pedidos durante a final da Champions League da Europa
A Ford anunciou que mais de 9.300 pessoas se cadastraram para fazer a reserva das primeiras 500 unidades do Mustang colocadas à venda na Europa, durante a final da Champions League da UEFA no último fim de semana. Os 500 veículos disponíveis se esgotaram em apenas 30 segundos após o início do jogo em que o Real Madrid venceu o Atlético de Madrid por 4x1, na prorrogação. O novo Ford Mustang começa a ser vendido na Europa no ano que vem, pela primeira vez na história.
“Sabíamos que havia uma grande expectativa com a chegada do novo Ford Mustang à Europa, mas a resposta durante a final da Champions League foi esmagadora”, diz Roelant de Waard, vice-presidente de Marketing, Vendas e Serviços da Ford Europa. “Foi realmente um modo especial de iniciar a era Ford Mustang na Europa.”
Os 500 novos Mustangs foram reservados por clientes de 20 países, que foram os mais rápidos em registrar seu pedido. Nas próximas semanas, a Ford vai entrar em contato com eles para comunicar que foram bem-sucedidos e convidá-los a completar seu pedido em um distribuidor, ainda este ano.
Os modelos disponíveis foram o fastback na cor vermelho Race e o conversível na cor prata Magnetic, ambos com um pacote especial de equipamentos. Os clientes também puderam optar pelo novo motor EcoBoost 2.3, com mais de 309 cv e torque de 407 Nm, ou o V8 5.0 com mais de 426 cv e torque de 529 Nm.
Os 500 Mustangs virão com sistema de conectividade e navegação SYNC 2, bancos aquecidos e ventilados, sistema de estacionamento automático, acabamento em couro preto, detalhes cromados e rodas de liga leve de 19 polegadas.
Como fornecedor oficial de automóveis à Champions League da UEFA na temporada 2013/2014, a Ford disponibilizou mais de 900 veículos para uso da entidade. Mais de 200 carros da Ford levaram convidados VIP e os árbitros para a final e um Ford Mustang transportou o troféu de campeão do Festival dos Campeões da UEFA até o estádio em Lisboa, Portugal.
Fonte: Imprensa Ford
Phoenix Studio entrega Mercury Comet GT 1972 restaurado
A entrega acontece nesta quarta-feira, 28 de maio, no Phoenix American Mex |
A Phoenix Studio conta com 4.100m² de área construída e dispõe de amplo showroom para exposição e venda de veículos, motos premium como Harley-Davidson, oficina de customização de Harley-Davidson, além do departamento de importação e restauração de carros antigos.
A entrega acontece no Phoenix American Mex a partir das 20h. O Phoenix American-Mex está localizado na Rodovia BR 116, nº6000, Bairro Tarumã, Curitiba/PR. Informações e reservas: (41) 3089-9191 ou contato@phst.com.br. Acompanhe a Fan Page do Phoenix American Mex e saiba mais sobre promoções especiais. https://www.facebook.com/PhoenixAmericanMex.
Serviço:
Phoenix Studio
BR 116 - nº6000 - Tarumã - Curitiba/PR - CEP. 82.590-300
Telefone: +55 (41) 3362-7457 / 3089-9191
http://www.phoenixstudio.com.br
Curta a Phoenix no Facebook: http://www.facebook.com/phoenix.phst
Fonte: BelPress :: Comunicação
Elétricos e híbridos terão desconto de IPVA em São Paulo
Enquanto o governo federal mantém paralisado o projeto de lei que enquadra o veículo elétrico numa categoria especial, reduzindo a carga tributária e assim incentivando o seu uso, a Câmara Municipal de São Paulo tomou a dianteira e aprovou o projeto do vereador Antonio Donato, do PT, que incentiva o uso de veículos movidos a energia elétrica e a hidrogênio.
O incentivo será feito com a devolução da parte do IPVA que a cidade tem direito, já que a arrecadação do imposto é feita pelo Estado. O município tem direito a 50% da arrecadação; portanto o carro elétrico ou híbrido licenciado em São Paulo pegará apenas metade do valor do imposto.
O limite do incentivo é de R$ 10 mil, válido por cinco anos. Para ser beneficiado o carro deve custar menos de R$ 150 mil. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Transportes poderá editar a regulamentação excluindo-os do rodízio municipal.
Aprovada no plenário da Câmara, a lei agora requer aprovação do poder executivo. O prefeito Fernando Haddad tem 15 dias pra sancionar ou vetar. A tendência é para a aprovação, uma vez que o programa de governo de Haddad prevê a “promoção do uso de energias renováveis e a substituição gradual dos combustíveis fósseis por outros de menores emissões”.
É um bom começo. Os dirigentes da indústria estão discutindo com o governo federal a eliminação do IPI para carros elétricos e híbridos. Enquadrados hoje na categoria “outros”, eles recolhem 25% de IPI.
Os carros híbridos conquistaram espaço no mercado. Vários modelos disputam a preferência do consumidor: de janeiro a abril deste ano foram vendidas 271 unidades. Embora os números sejam desprezíveis, estão crescendo: no mesmo período do ano passado vendeu-se apenas 163 unidades de carros híbridos. O aumento, de 66%, é o maior entre todos os tipos de combustíveis disponíveis no Brasil. A propósito, foi o único tipo de veículo que teve crescimento de vendas no primeiro quadrimestre do ano.
Dos seis modelos disponíveis apenas dois – Ford Fusion e o Toyota Prius – enquadram-se no projeto de lei aprovado na Câmara, pois, custam menos de R$ 150 mil.
Fonte: http://revista.webmotors.com.br/mercado/eletricos-e-hibridos-terao-desconto-de-ipva-em-sao-paulo/1333467748931
WebMotors (www.webmotors.com.br)
Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa / PRNewswire
O incentivo será feito com a devolução da parte do IPVA que a cidade tem direito, já que a arrecadação do imposto é feita pelo Estado. O município tem direito a 50% da arrecadação; portanto o carro elétrico ou híbrido licenciado em São Paulo pegará apenas metade do valor do imposto.
O limite do incentivo é de R$ 10 mil, válido por cinco anos. Para ser beneficiado o carro deve custar menos de R$ 150 mil. Por sua vez, a Secretaria Municipal de Transportes poderá editar a regulamentação excluindo-os do rodízio municipal.
Aprovada no plenário da Câmara, a lei agora requer aprovação do poder executivo. O prefeito Fernando Haddad tem 15 dias pra sancionar ou vetar. A tendência é para a aprovação, uma vez que o programa de governo de Haddad prevê a “promoção do uso de energias renováveis e a substituição gradual dos combustíveis fósseis por outros de menores emissões”.
É um bom começo. Os dirigentes da indústria estão discutindo com o governo federal a eliminação do IPI para carros elétricos e híbridos. Enquadrados hoje na categoria “outros”, eles recolhem 25% de IPI.
Os carros híbridos conquistaram espaço no mercado. Vários modelos disputam a preferência do consumidor: de janeiro a abril deste ano foram vendidas 271 unidades. Embora os números sejam desprezíveis, estão crescendo: no mesmo período do ano passado vendeu-se apenas 163 unidades de carros híbridos. O aumento, de 66%, é o maior entre todos os tipos de combustíveis disponíveis no Brasil. A propósito, foi o único tipo de veículo que teve crescimento de vendas no primeiro quadrimestre do ano.
Dos seis modelos disponíveis apenas dois – Ford Fusion e o Toyota Prius – enquadram-se no projeto de lei aprovado na Câmara, pois, custam menos de R$ 150 mil.
Fonte: http://revista.webmotors.com.br/mercado/eletricos-e-hibridos-terao-desconto-de-ipva-em-sao-paulo/1333467748931
WebMotors (www.webmotors.com.br)
Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa / PRNewswire
Pirelli homologa Scorpion™ ATR e Scorpion™ MTR no novo Suzuki Jimny 4 Sport
Autódromo Velo Città, 17 de maio de 2014 - Os pneus Scorpion ATR e Scorpion MTR estão homologados no novo Suzuki Jimny 4 Sport nas medidas 205/70R15 e 215/75R15, respectivamente. Os dois modelos são integrantes da família Scorpion™, que dispõe de produtos projetados tanto para os SUVs mais potentes e modernos quanto aos 4x4 mais tradicionais e adequados a todos os tipos de uso, do asfalto ao off-road.
O desenho de banda de rodagem do Scorpion™ ATR facilita a condução em terrenos mais exigentes e ajuda a resistir aos choques em terrenos acidentados. Oferece ainda frenagem e segurança nas curvas e caracteriza-se pelo uso misto (on e off-road), além de garantir grande resistência a aquaplanagem e conforto ao dirigir por conta do baixo nível de ruído.
Já o Scorpion™ MTR foi projetado para veículos off- road, com alta resistência a impactos laterais e uma grande capacidade de autolimpeza. É o pneu ideal para quem aprecia o estilo e o uso fora de estrada, sem deixar de percorrer longos trechos de asfalto, com conforto e uma alta quilometragem garantida.
Scorpion™ ATR no Desafio Jimny 2014
“Nos 100.000 quilômetros percorridos pelo desafio, foram consumidos dois jogos de pneus Scorpion™ ATR na medida 205/70R15. Aos 50 mil quilômetros, os pneus foram substituídos na cidade de Campo Grande, única na região que oferecia condições para que a troca preventiva fosse feita. Este primeiro jogo, levando-se em consideração o residual de borracha da banda de rodagem, aguentaria, ao menos, 15 mil quilômetros a mais”, afirma Fabio Magliano, gerente de produtos Pirelli.Fonte: Néctar Comunicação Corporativa / Assessoria de Imprensa da Pirelli
Harley-Davidson lança linha de capacetes no mercado brasileiro
Comercializados pela primeira vez em território nacional, estão disponíveis nos modelos fechado, ¾ e modular |
“A Harley-Davidson é mundialmente reconhecida por fabricar motocicletas incríveis, assim como por sua linha de roupas, acessórios e produtos de General Merchandise, que inclui roupas funcionais para motociclistas. Homologar os capacetes da marca no território nacional é mais um passo do nosso plano de expansão no Brasil. Temos certeza que o consumidor brasileiro ficará satisfeito com mais esse lançamento”, explica Longino Morawski, diretor-superintendente Comercial da Harley-Davidson do Brasil.
O modelo fechado protege totalmente a cabeça do piloto, incluindo a região do queixo. Fabricado em policarbonato, que melhora o conforto e o ajuste na cabeça, o capacete possui sistema de ventilação e canalização que libera o calor e a umidade por cima e para fora do casco.
Seu revestimento lavável e removível é composto de EPS (poliestireno expandido), auxiliando na absorção de energia provocada por impactos. O modelo ainda é equipado com viseira que oferece proteção de 95% dos raios UV. O preço sugerido para essa versão é R$ 690,00.
Os capacetes modular e ¾ possuem as mesmas características do formato fechado. Além disso, oferecem sistema Silver Cool™, com tecnologia antibacteriana, que absorve a umidade e evita o surgimento de odores no tecido. Eles ainda possuem viseira equipada com tecnologia one touch, para ser aberta com apenas um dedo, mesmo com luvas. Os preços sugeridos são R$ 1.365,00 e R$ 940,00, respectivamente.
Toda a linha de capacetes Harley-Davidson é certificada pelo Inmetro e está disponível nas cores preto fosco e preto brilhante.
General Merchandise
Além de motocicletas fantásticas, a Harley-Davidson se destaca pela variedade de produtos licenciados, oferecidos aos seus fãs e consumidores no mundo todo. Só no Brasil, mais de 10 mil itens estão à venda, incluindo peças, acessórios, roupas, além de itens de uso pessoal e colecionáveis.Todos os artigos são criados seguindo o estilo inconfudível e a atenção ao detalhe que se espera da Harley-Davidson, proporcionando uma experiência completa aos fãs da marca, tanto em viagens como no dia a dia e fora da estrada.
Fonte: Printer Press Comunicação Corporativa
Sedã recebe 5 estrelas em teste de colisão
Classe C – Sedã é equipado com sistema que previne colisões e pode acionar os freios de modo automático |
Helder Lima
O sedã Classe C, da Mercedes-Benz, foi aprovado nos
testes de colisão que fazem parte do procedimento de classificação do NCAP (New
Car Assessment Programme - programa de avaliação de carros novos), que foi
ampliado em 2014, tornando-se ainda mais exigente que nos anos anteriores.
O automóvel recebeu a classificação máxima de cinco
estrelas pela proteção proporcionada aos ocupantes e a crianças, segurança dos
pedestres e sistemas de assistência. O teste é valido para o mercado europeu.
Tornar os mais altos níveis de segurança acessíveis a
todos é objetivo da marca. Por essa razão, como parte do sistema de direção
inteligente da marca, a nova Classe C incorpora muitos dos novos sistemas de
assistência com uma série de funções aperfeiçoadas que estrearam mundialmente
nas Classes S e E.
Esses recursos incluem o 'Collision Prevention Assist
Plus', que permite frenagens autônomas ante a presença de veículos em movimento
ou estacionados, que pela primeira vez é oferecido na Classe C como equipamento
de série.
A Classe C protege seus passageiros com até nove airbags.
Outros pontos altos em segurança incluem os tensores e limitadores de força dos
cintos, presentes também nos cintos traseiros, e o capô ativo para proteção aos
pedestres.
A proteção dos passageiros menores também foi levada em
conta. A desativação automática do airbag do passageiro da frente, introduzida
pioneiramente pela Mercedes-Benz, utiliza um sensor de pressão na almofada do
assento para detectar se uma cadeirinha ou banco para criança ou bebê foram
colocados no banco do passageiro ao lado do motorista, desligando, se for o
caso, o airbag frontal do lado direito.
Ford investe em desenvolvimento de carros de alta performance e competição
A Ford anunciou a criação de um centro de desenvolvimento de carros de alto desempenho nos Estados Unidos. Essa instalação, com mais de 3.000 metros quadrados, também vai dar suporte técnico aos carros de corrida da equipe oficial da marca, a Ford Racing. Ela entrará em pleno funcionamento no segundo semestre do ano na cidade de Concord, na Carolina do Norte, região-sede da maioria dos carros da NASCAR, e contará com o estado da arte em equipamentos para veículos de alta performance.
“A Ford sempre esteve ligada às competições de automóveis. O novo centro terá ferramentas avançadas que servirão tanto para nossas equipes de corrida como para a criação de futuros veículos de performance da Ford”, diz Raj Nair, vice-presidente de Desenvolvimento de Produto Global da Ford.
Inicialmente, o centro vai apoiar as equipes da Ford Racing na NASCAR e depois incluir outras categorias, como a TUDOR United SportsCar, IMSA, NHRA e Global RallyCross. Entre seus equipamentos de alta precisão, será instalado um simulador avançado, com tecnologia semelhante à da Fórmula 1, para as equipes ajustarem o veículo a cada pista e para os pilotos praticarem antes das corridas.
“Aprimoramos nosso processo de simulação dinâmica para desenvolver carros de competição e de rua. Esse simulador nos ajudará a levar a dirigibilidade a um novo patamar para que nossos carros cheguem ao box praticamente prontos e as equipes possam se concentrar apenas no ajuste fino para colocá-los na pista. Esse conhecimento será aplicado pela Ford no aprimoramento dinâmico de seus veículos de rua de alto desempenho”, diz Nair.
Os equipamentos do novo centro de desenvolvimento incluem: máquina cinemática para teste e medição dos movimentos da suspensão com diferentes pneus e molas para ajuste da suspensão dianteira a cada tipo de pista; plataforma de torção para medir a rigidez estrutural do chassi, um parâmetro chave na avaliação desse componente para determinar a rigidez torcional de todo o carro ou só do chassi; equipamento para medição do centro de gravidade do veículo para testar novas propostas; e ferramenta especial de coordenação de medição, para aferição e controle de qualidade de componentes e montagem de modelos de simulação para garantir que o carro atenda os regulamentos.
Linha de Performance
Com a utilização dessas ferramentas avançadas de simulação e medição, o novo centro técnico permitirá um aproveitamento mais rápido e inteligente de novas tecnologias de desenvolvimento para o avanço da linha de veículos de alto desempenho da Ford, uma das mais completas e acessíveis do mercado. Além dos modelos da grife Sport, como o Explorer Sport V6 EcoBoost, ela conta com o Fiesta ST, o Focus ST, o Taurus SHO, o Mustang SVT GT500, a F-150 SVT Raptor e os derivados de competição RS.“A performance é um negócio importante e crescente para a Ford”, diz Jim Farley, vice-presidente executivo de Marketing, Vendas e Serviço Global da Ford. “Nossos clientes querem veículos que ofereçam economia de combustível, tecnologia de ponta e uma grande experiência de direção. Este novo centro técnico é mais uma ferramenta que vai ajudar a impulsionar o nosso negócio de veículos de performance em todo o mundo.”
Fonte: Imprensa Ford
Punto traz mais equipamentos na versão 2015
Modelo ganha recursos como a função 'Lane Change', que aciona o pisca automaticamente na mudança de faixa |
Helder Lima
A
linha 2015 do Fiat Punto está chegando ao mercado com novos conteúdos, que
agregam mais valor ao veículo e deixam o modelo mais atrativo frente aos seus
concorrentes.
De
série, o Fiat Punto 2015 ganha em sua lista a função 'Lane Change', que auxilia
a visualização na troca de faixas. O sistema aciona as luzes por cinco vezes na
direção indicada e após a manobra a alavanca volta automaticamente para a
posição inicial.
O
modelo também ganhou novos tecidos para os bancos, nas versões Attractive e
Sporting; alarme antifurto e piloto automático nas versões Sporting e
Blackmotion; e alarme antifurto na versão T-jet. A versão Sporting traz nova
serigrafia do quadro de instrumentos e novas rodas em liga leve, com 16
polegadas.
A
versão Essence, por sua vez, traz rádio com entrada USB e novas calotas para
roda de 15 polegadas, que estão presentes também na versão Attractive.
Inovação,
tecnologia, segurança e prazer ao dirigir são características oferecidas pelo
modelo da Fiat.
Já
entre a lista de opcionais, a versão Essence do Punto recebe novas rodas em
liga leve de 16 polegadas e um novo Kit Emotion, que conta com novo tecido
especial nos bancos, apoia-braço central no banco do motorista, painel na cor
bege claro, iluminação interna com efeito night design, porta-objetos central
com tampa e banco traseiro bipartido com apoia-braço central. O preço do Kit
Emotion é R$ 1.003.
Confira os preços
Punto Attractive 1.4: R$ 43.450
Punto Essence 1.6: R$ 46.740
Punto Sporting 1.8: R$ 51.280
Punto Essence 1.6: R$ 46.740
Punto Sporting 1.8: R$ 51.280
Punto Blackmotion: R$ 54.000
Punto T-Jet: R$ 61.840
Punto T-Jet: R$ 61.840