terça-feira, 30 de abril de 2013

Ford e Schaeffler apresentam o Fiesta EwheelDrive, novo conceito de mobilidade urbana



A Ford apresentou na Europa o conceito eWheelDrive, desenvolvido em parceria com a Schaeffler sobre a plataforma do New Fiesta para a pesquisa de novas soluções de mobilidade urbana, com foco na criação de carros menores, mais ágeis e fáceis de estacionar. O veículo, impulsionado por motores elétricos independentes em cada uma das rodas traseiras, oferece um espaço sob o capô que é ocupado pelo motor e transmissão nos carros convencionais, ou por um motor central nos modelos elétricos.

Essa tecnologia pode contribuir no futuro para o desenvolvimento de um carro para quatro pessoas que ocuparia o mesmo espaço de um carro atual de dois lugares. O sistema de direção do eWheelDrive também permitiria ao veículo se mover lateralmente nas vagas de estacionamento – uma grande inovação nas cidades cada vez mais populosas e congestionadas.

“É empolgante trabalhar nesse projeto junto com a Shaeffler, porque ele abre novas possibilidades para o desenvolvimento de veículos com emissões zero, de conteúdo eficiente e excepcional dirigibilidade”, diz Pim van der Jagt, diretor de Pesquisa e Engenharia Avançada da Ford Europa. 

Com os motores acoplados nas rodas, os componentes necessários para a direção, desaceleração e assistência ao motorista ficam instalados em uma unidade integrada ao cubo das rodas – incluindo o motor elétrico e sistemas de freio e refrigeração. Um vídeo sobre o conceito, em inglês, pode ser visto neste link: http://www.youtube.com/watch?v=yfs5z0Lg1Xc

“Esse sistema de tração altamente integrado permite repensar o carro urbano, sem restrições, e pode ser um fator chave em novas plataformas e conceitos de veículos para o futuro”, diz Peter Gutzmer, chefe técnico da Schaeffler.

A Ford se juntou ao projeto liderado pela Schaeffler, fabricante e fornecedora líder de componentes automotivos com sede na Alemanha, para pesquisar o potencial de futuros veículos que possam oferecer também emissões zero e mais espaço para outras finalidades, como zonas adicionais de proteção.

Os motores elétricos integrados às rodas são vistos por muitos especialistas da indústria automotiva como uma tecnologia com grande potencial, em um mundo que se torna cada vez mais populoso e urbanizado. A projeção é que até 2050 o número de pessoas vivendo nas cidades aumente de 3,4 bilhões para 6,4 bilhões globalmente e a quantidade de carros seja quadriplicada. 

“Nós temos desafios que terão de ser enfrentados com tempo, ideias e investimento”, diz Sheryl Connelly, gerente de tendências globais da Ford. “É começando a pensar agora em novas soluções, com projetos de pesquisa como o eWheelDrive, que vamos garantir um futuro de opções e não de restrições.”

A Ford vai trabalhar agora junto com a Schaeffler, Continental, RWTH Aachen e a Universidade de Ciências Aplicadas de Regensburg para desenvolver, até 2015, duas unidades do chamado projeto MEHREN (Multimotor Electric Vehicle with Highest Room and Energy Efficiency), veículo elétrico multimotor com maior espaço e eficiência energética. O objetivo é aumentar a integração dos motores nas rodas, com foco em fatores como controle dinâmico do veículo, frenagem, estabilidade e prazer de dirigir. 

Fonte: Imprensa Ford



Primeira etapa da Copa Troller mostra a força da categoria em 2013


Foto: Doni Castilho
Um recorde de participantes e disputas equilibradas marcaram a primeira etapa da Copa Troller, mostrando o nível de competitidade previsto para a categoria em 2013. Iniciando a temporada do Campeonato Sudeste, em Águas de Lindóia, SP, o rali de regularidade mais popular do País deve repetir este cenário nas 10 provas do ano.

Com trilhas rápidas e grid lotado, combinando bom tempo e belas paisagens, a Copa Troller reuniu centenas de pessoas para acompanhar a prova na cidade turística do interior paulista. O público vibrou com a oportunidade de ver mais de uma centena de veículos Troller T4 na largada do rali.

Foto: Emerson Oliveira

Grandes disputas

Foto: Doni Castilho
Em todas as categorias, a prova teve muitas disputas. Na Master, que reúne pilotos e navegadores muito experientes, a vitória ficou com a dupla Daniel Rosiski e Enedir da Silva, de Chapecó, Santa Catarina. “A prova estava excelente e estamos felizes em começar o ano com vitória. Não participamos no ano passado, mas nessa temporada tentaremos brigar para chegar na frente”, diz Daniel.

Outra dupla que subiu ao pódio em Águas de Lindóia foi o casal Alex Becker e Juliana Mendes, campeões da categoria Expedition, depois de quase 4 horas de trilhas. “Em um primeiro momento a prova estava fácil, mas conforme foi se aproximando do final a dificuldade aumentou muito”, conta Alex, que fez sua quinta participação na Copa Troller, sempre tendo a companhia da esposa como navegadora.

A categoria Passeio registrou o maior grid desde a sua criação, há três anos, com a participação de 41 veículos. “Alcançar um recorde de inscritos já na primeira etapa do ano nos motiva a continuar aprimorando para oferecer trilhas cada vez melhores na Copa Troller. Estamos muito satisfeitos com essa movimentação e esperamos conseguir novos recordes durante a temporada”, comemora Ricardo Menezes, diretor de prova da Categoria Passeio.

A competição promovida pela marca do grupo Ford terá a próxima etapa na cidade de Jaraguá do Sul, em Santa Catarina. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no site www.troller.com.br. Confira abaixo os vencedores da primeira etapa do Campeonato Sudeste da Copa Troller 2013, nas respectivas categorias.

EXPEDITION
1º Alex Becker Pires/ Juliana Pavão Mendes – Rio Claro – 688 pontos
2º Thogo José Lemos/ Mara Lúcia Pacheco – Uberlândia – 809 pontos
3º Sandra Regina de Andrade/ Arnaldo José de Carvalho – São Paulo - 995 pontos
4º Jurandir do Amaral Neto/ Gernanda Cristina de Paula – Brag. Paulista – 1008 pontos
5º André Luiz Pessoa/ Leonardo Mariz Pinto – Campinas – 1167 pontos

TURISMO
1º Ubiratan Mota Turcato/ Fernando Da Silveira – Ponta Grossa – 39 pontos
2º Paulo Tegon/ André De Palma Tegon – Itatiba – 37 pontos
3º Mauri Glir Junior/ Ana Paula Glir – Curitiba – 35 pontos
4º Antonio Carlos Mazaro/ Isabela Annunziato Ramos – Sorocaba – 35 pontos
5º Nilson de Castro Lopes/ Alex Reis Rosa – Brasília – 34 pontos

GRADUADOS
1º Eduardo Ranguetti/ Rogério Augusto Coelho – 43 Pontos
2º Agnaldo Reis/ André Henrique Lopes – Apucarana – 36 Pontos
3º Jurandia do Amaral Junior/ Andréa Lúcia V. Palma – Brag. Paulista –  32 pontos
4º Celso Macedo/ Belén Macedo – Piracaia – 31 pontos
5º Denis Schiozer/ Alberto Santos – Valinhos – 28 pontos

MASTER
1º Daniel Rosiski Maffi/ Enedir da Silva Junior – Chapecó – 44 pontos
2º André Pereira de Queiroz/ Rodrigo Borges – Curitiba – 33 pontos
3º Flavio Roberto Kath/ Rafain Walendowsky - Blumenau – 32 pontos
4º Otávio Enz Marreco/ Allan Enz – Apucarana - PR – 28 pontos
5º Fernando Lage/ Rafael Dal Bello – BH – 27 pontos 

Fonte: Imprensa Troller


Escuderia X Motos vence 3ª etapa do Campeonato Paranaense de Velocross


A cidade de Balsa Nova, situada a 80 quilômetros de Curitiba, foi palco da terceira etapa do Campeonato Paranaense de Velocross. As provas aconteceram neste domingo (28) à tarde e tiveram como vencedores os pilotos da Escuderia X Motos.

Na categoria 65 cc, o piloto Léo Nunes (989) representou bem a escuderia. Depois de liderar os treinos cronometrados, onde fez o melhor tempo, o piloto garantiu o primeiro lugar no pódio. Ele largou na quinta posição e já na segunda volta passou os 4 pilotos que estavam na sua frente, assumindo a liderança. Depois foi só manter o ritmo até o final da prova, quando terminou na primeira colocação a 14 segundos do segundo colocado.

O retorno do campeão

Esta etapa do Campeonato também marcou o retorno do piloto Gustavo Oliveira (998) às pistas. O piloto havia sofrido um acidente no início de abril, que ocasionou traumatismo craniano, perda de memória, ombro deslocado, além de vários cortes por todo o corpo. Depois de quase um mês em recuperação, Gustavo mostrou toda a sua habilidade na VX2, vencendo a prova com grande vantagem sobre o segundo colocado: 46 segundos de diferença. 

“Nos treinos, Gustavo fez o terceiro melhor tempo. Ao alinhar no gate o piloto já largou na ponta imprimindo assim um ritmo muito forte encima dos adversários, garantindo o primeiro lugar”, comentou Cale Neto, chefe da equipe X Motos.

Léo Nunes e Gustavo Oliveira venceram as três etapas do Campeonato Paranaense de Velocross e acumulam 75 pontos cada um.

A quarta etapa do Campeonato acontece no município de Piên (RMC), no dia 28 de Julho.

Fonte: Patrícia Stedile / ENGENHARIA DE COMUNICAÇÃO

Projeto da Mercedes recria conceito de SUV

‘Concept GLA’ traz motor compacto com turbo, que produz 211 cv de potência

Pintura fosca, grandes rodas e vincos marcantes
proporcionam imagem de robustez ao modelo conceitual
Helder Lima

A Mercedes-Benz exibiu seu novo conceito no salão de Xangai, aberto ao público até 29 de abril. O veículo é um utilitário (SUV) de luxo compacto, chamado Concept GLA.

O modelo combina o estilo dinâmico com os benefícios para uso em lazer. Sob o capô desse novo conceito está um motor de 1.991 cilindradas, com quatro cilindros, a gasolina, com turbo-alimentação e potência de 211 cv. Sua força é transmitida à estrada por meio de transmissão automática de dupla embreagem e de sistema de tração nas quatro rodas.

Uma nova abordagem é adotada sob a forma dos faróis que apresentam tecnologia laser: eles não só iluminam a estrada com mais luz, como também funcionam como projetores.

Como mais um avanço da tecnologia de segurança, esse recurso pode projetar as instruções de direção do sistema de navegação na estrada, sob a forma de setas – dessa maneira outros usuários da estrada também podem conseguir ver onde está indo o motorista.

Interior é marcado pelo design esportivo, a começar
pelos quatro bancos individuais em couro
Clara evidência do quanto é inovador o pensamento dos projetistas que elaboraram esse veículo conceito é dada pela quantidade de características distintas. Elas incluem o capô vigoroso com suas saliências e uma grade de radiador esportiva, com a estrela posicionada ao centro. A área em torno da estrela, em novo estilo, se funde elegantemente com as duas barras horizontais. 

Igualmente novos são os chamados “softcubes” (cubos suaves): consistem em protetores elevados, em alto relevo, que contribuem para dar definição à grade do radiador e também continuam nos painéis inferiores laterais e ao longo dos tubos de escapamento.

Couro e alumínio dominam o interior

Em termos de design, o interior reflete o alinhamento com os interiores de outros novos modelos compactos da Mercedes, reinterpretados aqui para um SUV de qualidade excepcional e sofisticado. 

O interior é dominado por uma justaposição de couro e alumínio galvanizado escuro. Os quatro bancos individuais e os painéis centrais das portas são estofados com couro natural em uma tonalidade viva de marrom. Tanto a cor quanto o acabamento evocam a imagem de uma sela: em tudo, o Concept GLA incorpora mais de 20 metros de costuras feitas à mão para unir as peças de couro. 

As almofadas dos bancos, que apresentam painéis centrais embutidos de tecido de alta qualidade, exibem um padrão em relevo que dá continuidade ao tema da sela. Um complemento iluminado foi embutido aos encostos de cabeça de cada um dos quatro bancos esportivos.

Eletra mostra o ônibus HíbridoBR na Agrishow

Veículo traz solução moderna para o transporte público municipal

As prefeituras e as empresas de transporte coletivo urbano do interior de São Paulo poderão conferir o que há de mais moderno em transporte urbano. A Eletra, empresa brasileira especializada em veículos de transporte urbano com tração elétrica, apresenta na Agrishow o HibridoBr, seu mais novo produto no mercado nacional. A 20ª edição da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação acontece de 29 de abril a 3 de maio no Polo Regional de Desenvolvimento Tecnológico dos Agronegócios do Centro-Leste, em Ribeirão Preto, interior de São Paulo.

HíbridoBr foi desenvolvido em parceria com a Mercedes-Benz. Perfeitamente alinhado à necessidade de buscar soluções sustentáveis para o transporte urbano, e com isso reduzir as emissões de gases tóxicos na atmosfera, o HíbridoBR é um ônibus elétrico híbrido que tem tecnologia 100% nacional. Usa um motor convencional e outro elétrico para sua operação e reduz em até 90% a emissão de poluentes na atmosfera.

Além dos benefícios ambientais, o HíbridoBR proporciona conforto ao usuário. Montado em chassi Mercedes, tem piso baixo e sistema de ajoelhamento que, por meio de controle eletrônico da suspensão, chega ao nível da calçada, facilitando o embarque do passageiro e o acesso de cadeiras de rodas e de pessoas deficientes. O controle eletrônico da aceleração evita os trancos típicos da largada e retomada. O motor diesel é isolado acusticamente na traseira do veículo, diminuindo o ruído interno e externo. O condutor trabalha com mais conforto, bem-estar e tranquilidade. Tem 12 metros de comprimento e capacidade para transportar 77 passageiros, sendo 37 sentados e 40 em pé.


A Empresa
A Eletra está no mercado há mais de 30 anos e fabrica veículos elétricos nas versões trólebus (rede aérea); híbrido (grupo motor gerador + baterias); e elétrico puro (baterias), que podem ser adotadas em veículos para transporte urbano de passageiros.
Em 1999, a Eletra criou o primeiro ônibus elétrico híbrido com tecnologia brasileira. Hoje, a marca está presente em 300 trólebus e em 45 híbridos em operação na Grande São Paulo, além de cidades como Rosário, na Argentina, e Wellington, na Nova Zelândia.

Fonte: Imprensa da Eletra

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Modelo alemão elétrico será lançado no mercado chinês

Biposto Smart tem autonomia de 145 km na versão elétrica: uso urbano
Helder Lima



A montadora Smart, que pertence ao grupo da Mercedes-Benz, anunciou que até o fim do ano oferecerá seu modelo subcompacto, para duas pessoas, em versão elétrica na China, que representa seu terceiro maior mercado no mundo.

Motorização com emissão zero e prazer de guiar é o que o Smart Electric Drive promete. O veículo tem tecnologia de propulsão com 13 kgfm de torque. O motor elétrico, de 55 kW, tem a vantagem de ter o torque máximo constante em qualquer rotação.

Essa característica permite que o carro deixe os outros para trás ao arrancar nos semáforos, ultrapassando a marca de 60 km/h em menos de cinco segundos. Com velocidade máxima de 125 km/h, o biposto tem bateria de íons de lítio, com 17,6 kWh, que fornece energia para 145 quilômetros de autonomia.

Produzido na fábrica de Hambach, na França, com acumulador de energia desenvolvido pela Deutsche ACCUmotive (uma joint venture com a Evonik) e motor elétrico feito pela EM-motive (joint venture com a Bosch), o Smart elétrico é um projeto originalmente voltado ao mercado europeu.

Em 2012, mais de mil unidades do Smart Electric Drive foram produzidas e entregues a clientes na Europa. A montadora espera que a produção cresça, mas esse fator ainda depende de a tecnologia de elétricos ganhar mais autonomia para se consolidar perante o consumidor.

Atualmente, a Smart tem representantes em 46 mercados. O mais recente deles é a Rússia. Além da Alemanha e Itália, a China é um dos principais mercados da Smart, onde as vendas cresceram 43,8% em 2012.



sábado, 27 de abril de 2013

Ford exibe o futuro Cargo Extra-pesado e promove test-drive de caminhões e picapes na Agrishow 2013



A Ford preparou uma das maiores exibições de sua história na Agrishow, a principal feira do agronegócio brasileiro, de 29 de abril a 3 de maio em Ribeirão Preto. Além da exposição e test-drive da Nova Ranger, os caminhões Ford Cargo são grandes destaques da mostra deste ano. O futuro Cargo Extrapesado poderá ser visto no estande e, pela primeira vez, os visitantes poderão participar de um test-drive de caminhões e ver uma demonstração do veículo em operação de colheita.

No total, a Ford ocupa uma área de 2.500 metros quadrados, uma das maiores da feira. Com capacidade de 56 toneladas, o futuro Cargo Extrapesado representa a entrada da Ford em um segmento que tem registrado uma grande expansão nos últimos anos. Seu projeto global segue a tradição de robustez, confiabilidade e custo-benefício da marca. O caminhão Ford Cargo 2429 e a van Transit chassi são outros modelos presentes no estande.

Ford Cargo em ação

Na pista de test-drive de caminhões, especialmente preparada, os visitantes poderão dirigir os modelos Cargo 2629 e Cargo 2429, na configuração 6x4 e implementados com caçamba basculante. O percurso com cerca de 1 km e piso de terra reflete condições normalmente encontradas na atividade agrícola. Em uma área ao lado, será possível ver o Ford 2629 6x2 com basculante em uma demonstração de campo, participando da colheita de soja, milho e cana junto com uma colheitadeira. As exibições serão feitas no período da manhã, durante os cinco dias da feira. Além disso, será exposto um motor Cummins para mostrar o funcionamento do sistema de pós-tratamento Euro 5.

“Com essas ações pioneiras, a Ford está inovando na Agrishow. É o primeiro test-drive e a primeira demonstração de caminhões feitas no evento, para que o público possa conferir de perto o desempenho dos nossos veículos no trabalho”, diz Pedro de Aquino, gerente de Marketing da Ford Caminhões.

A Transit Chassi exposta na Agrishow traz novo motor Duratorq 2.2 de 125 cv, com turbo de geometria variável. Ela pode ser implementada com baú de até 20,3 m3 e, como os demais modelos da linha, já vem equipada com controle de estabilidade, freios ABS, airbag do motorista e travamento automático das portas.


Nova Ranger

Na área de picapes, como já é tradição, será possível dirigir a Nova Ranger em uma pista com vários tipos de obstáculos. No estande, estarão expostos sete modelos da picape, nas versões Flex e Diesel e com cabine simples e dupla. Para mostrar a tecnologia e inovação da Nova Ranger, foram criadas instalações que mostram o veículo cortado em “raio X”, com seus equipamentos de segurança, e o funcionamento do eixo com diferencial traseiro blocante, um dos responsáveis pelo seu excepcional desempenho.

Outros displays mostram os seus dois motores, os mais potentes da categoria – o Duratorq 3.2 Diesel de cinco cilindros, com 200 cv, e o Duratec 2.5 Flex de quatro cilindros, com 173/168 cv. A linha mais completa e avançada de picapes médias conta também na versão diesel com novas transmissões de seis velocidades, automática e manual, e equipamentos como ar-condicionado digital de dupla zona, GPS, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, sensor de chuva, faróis com acendimento automático, freios ABS com EBD e seis airbags.

Fonte: Imprensa Ford

Copa Troller: 170 veículos T4 abrem a temporada 2013 em Águas de Lindóia



O rali de regularidade Copa Troller inicia a temporada 2013 com força total: nada menos do que 170 veículos T4 estão inscritos na prova do Campeonato Sudeste 2013. Com o recorde de participantes desde a criação da categoria, a prova, no próximo sábado (27 de abril), terá largada em Águas de Lindóia, passando também por Itapira, Lindóia e Serra Negra, no interior de São Paulo.

Promovida há 11 anos pela Troller, marca do grupo Ford, a competição tem uma fórmula de sucesso entre os ralis de regularidade do País porque, independentemente da graduação do piloto, leva integração e experiências off-road para os fãs do utilitário Troller T4. Para os inscritos na categoria Passeio, por exemplo, a prova alcançou o limite máximo de incrições e já conta com fila de espera. 

O rali de abertura da Copa Troller, com cerca de 4 horas de duração, tem equipes em cinco categorias: Master (voltada a pilotos muito experientes), Graduados (para pilotos e navegadores experientes), Turismo (para duplas que já conhecem o funcionamento de um rali de regularidade), Expedition (voltada a iniciantes) e Passeio (realizada em comboio e sem a necessidade de competição).

“Circuito das Águas”
Além de possuir desafiantes trilhas para esse tipo de rali, a região formada pelo “Circuito das Águas” foi escolhida por proporcionar belíssimas paisagens para os competidores. “Serão três etapas, dentro de canaviais e piso de terra, com vários tipos de desafios”, explica Weiner Moreira, diretor de prova da Copa Troller. 

O trajeto inclui estradas vicinais, trilhas e uma parada no Morro Pelado, famoso ponto turístico da região. Localizado a 1400 metros de altitude, ele permite avistar as cidades de Águas de Lindóia, Monte Sião, Lindóia e Serra Negra. 

A largada será realizada às 8h00, no Hotel Monte Real Resort, localizado na Rua São Paulo, 622, no centro de Águas de Lindóia. Para outras informações acesse www.troller.com.br.

Fonte: Imprensa Troller

Mitsubishi e AutoDuo fazem show car da L200 Triton Savana

Fotos: Sergio Chvaicer / Mitsubishi

Um modelo único e exclusivo já pode ser visto em eventos, feiras e exposições por todo o país. Em parceria com a empresa AutoDuo, especializada em preparação de veículos, a Mitsubishi desenvolveu um show car da aventureira L200 Triton Savana, e deixou essa picape ainda mais impressionante.

Batizada de L200 Triton Savana ADX, essa picape não quer modéstia e gosta de ser olhada, admirada e fotografada. Não é à toa. Com os incrementos que recebeu, está mais alta e cheia de mimos, que vão deixar qualquer apaixonado babando de inveja. Para se ter uma ideia, a caçamba está a cerca de 1,5 metro de altura do solo.


“Conseguimos destacar ainda mais a capacidade off-road e a robustez características da L200 Triton Savana, criando um projeto audacioso em parceria com a AutoDuo. Não tenho dúvidas que chamará muito a atenção por onde passar. Além de bonita, a L200 Triton Savana ADX reflete tudo o que exploramos com os veículos Mitsubishi: tecnologia, força e resistência. Trata-se de um veículo que não estará em linha, mas mostra as possibilidades de customização que qualquer proprietário de L200 Triton pode atingir”, garante Fernando Julianelli, diretor de marketing da Mitsubishi Motors.


O visual da L200 Triton ADX surpreende logo a primeira vista. A começar pelos pneus Scorpion ATR aro 20”, que são um show a parte e deixam essa picape ainda mais impressionante. Para suportar uma roda com essas dimensões, foi instalada uma suspensão de 2,5”, que elevou o veículo. Flares nas caixas de rodas completam o visual e não deixam o pneu ficar para fora da estrutura.

A AutoDuo também equipou essa fera com um guincho dianteiro especial Come-up Seal DS 9.5, da Auto4, com controle remoto wireless e cabo sintético de kevlar. Além de ficar com um aspecto ainda mais off-road, é extremamente útil em diversas situações fora de estrada, podendo até rebocar outros veículos.

Mas não para por aí. Um guincho elétrico KT-3000 foi colocado na caçamba, auxiliando na colocação de diversos materiais. Para aumentar a capacidade de carga, foi instalado um extensor, que garantiu 40 cm a mais na caçamba, deixando a Savana ADX pronta para transportar maiores volumes.

“Com a missão de manter todas as principais características do veículo em funcionamento e acrescentar maior capacidade off-road, encaramos esse desafio para criar a exclusiva e única L200 Triton Savana ADX. Desenvolvemos diversos materiais para este modelo, inclusive kits especiais. Tenho certeza que será um grande sucesso nas ruas e uma amostra do que os proprietários da linha L200 Triton podem ter em seus veículos”, destaca Leonardo Moreira, proprietário da AutoDuo.

Para a comodidade no trânsito e na hora de estacionar, foram instalados sensores dianteiro e traseiro, além de uma câmera de ré de última geração da Dalgas Precision Equipments.

Para deixar a visão do motorista ainda melhor, par de faróis auxiliares de 8” da Ironman 4x4 garantem mais segurança nas estradas e trechos com pouca ou nenhuma iluminação. Reforçando o visual, um conjunto com quatro faróis de 6” foi colocado no teto. Sem dúvida, luz é o que não falta para L200 Triton Savana ADX.

A primeira exibição da L200 Triton Savana será na Adventure Sports Fair, de 1 a 5 de maio, no Pavilhão do Ibirapuera, em São Paulo. Depois, fique de olho: essa fera pode cruzar com você pelas ruas.

Especificações técnicas - L200 Triton Savana ADX
Pneus - 325-65R20 Scorpion ATR
Rodas - 20x9,5
Suspensão - Off-Road com Lift de 2,5” 
Guincho Frontal - DS 9.5
Cabo Kevlar 8mm x 30m
Guincho Caçamba - KT3000 com controle wireless
Cabo Kevlar 5mm x 15m
Faróis PCI - 8” VEGA 220
Faróis Defletor Teto - 6” W-650
Faróis Ré - 2x4” ATV 
Body Lift 4,7”
Estribo Rock-Slider laterais e traseiros
Sensores dianteiro, traseiro e câmera - Dalgas Precision Equipments

L200 Triton Savana

A L200 Triton Savana, comercializada nas concessionárias, é equipada com motor diesel de 3.2 litros, 16 válvulas, DOHC com injeção eletrônica direta Common-Rail, turbocompressor e intercooler, resultando em eficiência, baixos índices de vibração e ruído, além de menor emissão de poluentes. A potência é de 170 cv a 3.500 rpm e o torque é de 35 kgf.m a 2.000 rpm.

Agressivo por fora e confortável por dentro. A L200 Triton Savana transporta até cinco passageiros e vem equipada com o moderno kit multimídia Power Touch com GPS, 1.250 cidades mapeadas, rádio, cd, DVD, Bluetooth, ar condicionado automático, vidros, retrovisores e travas elétricas. Os bancos recebem uma capa em neoprene e o tapete de borracha deixa o interior ainda mais elaborado, versátil e funcional.

O sistema de tração é o Easy Select 4WD, que permite a opção de três modos distintos de atuação: 4x2 - somente tração traseira, recomendado para uso urbano/rodovias e se traduz em economia de combustível e menor nível de ruído, 4x4 - tração nas quatro rodas, ideal para pistas de baixa aderência, como terra, areia, cascalho, lama, etc., e a 4x4 com reduzida - indicada para uso em situações em que se faz necessária força total, como a transposição de obstáculos, tarefa facilitada pelo diferencial traseiro de escorregamento limitado LSD Hybrid, que transfere automaticamente a tração para a roda que necessita de força.

A suspensão dianteira é independente, com braços triangulares duplos, amortecedores hidráulicos, molas helicoidais e barra estabilizadora.

Fonte: Imprensa Mitsubishi Motors

Ford comemora aniversário num momento de grande renovação

Linha de montagem do modelo T


F-600 1958
A Ford vive hoje um dos momentos de maior renovação da sua linha no Brasil, com o lançamento de plataformas globais. O recém-lançado New Fiesta, o Novo EcoSport, a Nova Ranger e o Novo Fusion, além dos caminhões da linha Cargo, são exemplos dessa transformação, ponto alto de uma história iniciada há exatamente 94 anos, quando Henry Ford aprovou a instalação da primeira montadora de automóveis no Brasil, em 24 de abril de 1919.

Em sua geração atual, o EcoSport tornou-se o primeiro veículo global criado pela engenharia brasileira. Junto com o New Fiesta, a Nova Ranger, o Novo Fusion e outros modelos que virão na sequência, em diferentes segmentos, ele faz parte do plano da Ford de ter 100% da sua linha formada por veículos globais até 2015.
EcoSport Titanium

A Ford vem desenvolvendo também novas linhas globais de caminhões. Este ano, deve apresentar o seu novo caminhão para o segmento de extrapesados, que será lançado no Brasil. Ele complementa a linha Cargo, que foi totalmente renovada na cabine, nos motores e introduziu a opção de freios ABS, entre outros equipamentos. 

História

Desde o seu primeiro veículo, o lendário Modelo T, montado em um pequeno galpão no centro de São Paulo, até a produção do New Fiesta global na fábrica de São Bernardo do Campo, a Ford continua a abrir horizontes para a indústria.

New Fiesta Hatch
O primeiro caminhão nacional, o F-600, o primeiro sedã de luxo, o Galaxie, a primeira picape derivada de automóvel, a Pampa, as picapes e caminhões Série F, os caminhões Cargo e o EcoSport, que inaugurou o segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil, são alguns marcos.

O Brasil é uma parte importante dessa estratégia global da marca, que prevê o lançamento de veículos com um intervalo máximo de seis meses entre os diversos mercados mundiais. A receptividade dos produtos já lançados, tanto junto aos formadores de opinião como aos consumidores, com a conquista de diversos prêmios e resultados positivos de vendas, mostra que o espírito de inovação continua a motivar os passos da Ford.

Fonte: Imprensa Ford

Novo Cargo extra-pesado

Quando o tanque está na reserva



Você sabe quantos litros cabem no tanque de combustível do seu veículo? Isso varia de modelo para modelo, de modo que vale a pena conferir o manual do proprietário do seu automóvel. Essa noção também pode ajudá-lo a evitar a pane seca – quando o veículo simplesmente para de funcionar por falta de combustível.

A pane seca, além de causar transtorno para o trânsito, causa também para o seu bolso. O Código de Trânsito Brasileiro prevê multa de R$ 85,13 a quem para na via por falta de combustível, e ainda quatro pontos na carteira e a remoção do veículo.

O CARRO AVISA
A reserva não é um reservatório à parte, como muitos pensam. O nível de combustível é identificado com um sistema de boia e um variador de resistência. Se estiver baixo, o sistema avisa: entrou na reserva. Você pode traduzir “reserva” pela expressão “se bobear, vai acabar”.

E não vai ser por falta de aviso ou antecedência. Há um alerta no painel, e o nível da reserva pode variar entre 5 e 10 litros. Mais que o suficiente para você chegar a um posto de abastecimento a partir do sinal.

RISCOS
Evite trafegar com baixo nível de combustível, para que não aconteçam danos à bomba elétrica por falta de resfriamento.

Vale lembrar que, em caso de subidas íngremes, curvas acentuadas e freadas bruscas, se o nível estiver baixo, há uma chance maior de entrada de ar na linha de combustível – o que provoca falhas no funcionamento do motor, além dos danos à bomba elétrica. 

Quer evitar surpresas desagradáveis? Mantenha o tanque sempre acima de ¼ de sua capacidade.

Fonte: CESVI Brasil - Centro de Experimentação e Segurança Viária

Concept car Twizy Renault Sport F1: uma associação espetacular e improvável



A Renault revela o Twizy Renault Sport F1 na cidade espanhola de Valladolid, onde é fabricado o Twizy. Este concept car “divertido” faz um link entre a tecnologia da F1 e os veículos produzidos em série, através de um estilo robusto e um desempenho espetacular.

Montado com rodas de monoposto, equipado com um compensador de equilíbrio dianteiro, spoiler traseiro, um difusor integrando e farol antichuva, o Twizy Renault Sport F1 afirma sem ambiguidade sua relação com a categoria principal do automobilismo esportivo.

Mas o Twizy Renault Sport F1 é muito mais que um simples concept car divertido e cheio de estilo. Por trás das aparências, o desempenho agrada bastante, graças ao seu sistema KERS*, idêntico àquele utilizado nos carros de Fórmula 1 motorizados pela Renault. A potência é instantaneamente multiplicada por seis, atingindo quase 100 cavalos. O KERS catapulta o concept car de 0 a 100 km/h com a rapidez do Mégane R.S., o modelo da Renault que apresenta o melhor desempenho. Esta proeza tecnológica foi possível graças aos engenheiros da Renault Sport Technologies, em colaboração com a Renault Sport F1.

Através deste veículo fora do comum, a Renault apresenta a uma audiência muito maior o seu domínio da tecnologia elétrica na F1, simbolizada pelo KERS, sistema do qual ela foi uma das precursoras, desde 2009. O envolvimento contínuo da Renault na categoria principal permite que ela disponha de um laboratório tecnológico único: um diferencial não apenas nas pistas, mas também nas ruas.

O Twizy Renault Sport F1 estará presente nos grandes eventos da marca durante todo o ano. Presença confirmada nos WSR de Aragão de 27 e 28 de abril, assim como no Salão de Barcelona para os primeiros encontros com o grande público.

 *KERS (Kinetic Energy Recovery System): sistema de recuperação de energia cinética.

Fonte: Imprensa Renault

Página do Ford Mustang no Facebook ultrapassa o marco de 5 milhões de fãs



O Ford Mustang, um dos carros mais admirados do mundo, acaba de conquistar mais um recorde: sua página no Facebook ultrapassou o número de 5 milhões de fãs, no www.facebook.com/fordmustang. Para comemorar, a Ford postou um agradecimento e um gráfico mostrando o perfil das pessoas que curtem o carro na página, distribuídas em 293 países.

Segundo o levantamento, na América do Sul mais de 140 mil pessoas curtem a página e a América do Norte concentra cerca de 52% dos fãs. A idade média está na faixa de 18 a 24 anos, sendo 69% homens e 31% mulheres, e mais da metade são solteiros. Além de vídeos e imagens históricas, a página também realiza promoções e traz um personalizador para que todos possam criar o Mustang dos seus sonhos (https://www.facebook.com/fordmustang/app_224129850976564).

Outra razão do sucesso da página são as milhares de fotos postadas pelos fãs, mostrando a infinidade de modelos e versões customizadas do carro, que é um dos preferidos dos preparadores, sempre acompanhadas de comentários do público. A rica história de 49 anos do Mustang, com mais de 8,5 milhões de unidades produzidas e diversas reestilizações, motores e configurações, fornece um material praticamente inesgotável. 


Legião apaixonada

“Os fãs do Mustang formam uma legião apaixonada, que independentemente da idade sente uma conexão forte com o carro e tem orgulho em compartilhar essa admiração. O ambiente online mostrou ser um espaço ideal para essa troca”, diz Scott Monty, gerente de Mídias Sociais da Ford, que falou em um evento na Universidade de Boston sobre as experiências da Ford na interação social em tempo real.

A Ford foi apontada pelo blog social Media Explorer como “a melhor mídia social corporativa do mundo”. “Hoje, quando você precisa se comunicar com as pessoas comuns e  com jovens adolescentes deve-se procurar onde elas estão para receber suas mensagens. E elas estão nas mídias sociais, no Facebook, Twitter etc.”, destaca Scott Monty.

No Brasil, a Ford foi a primeira montadora a ter uma página no Facebook. Hoje ela conta com sete perfis oficiais, com mais de 1 milhão de fãs, e é a terceira mais popular dentro da Ford no mundo. 

Fonte: Imprensa Ford


X Team Mitsubishi "saboreia" boa estreia nos X Games

Fotos: Carsten Horst / Mitsubishi

Única equipe brasileira presente em toda a temporada do Global Rallycross, um dos principais campeonatos dos X Games, o X Team Mitsubishi Racing ficou muito feliz com a estreia, realizada no último fim de semana (20 e 21 de abril), na etapa de Foz do Iguaçu das Olimpíadas dos Esportes Radicais.

Com Nelsinho Piquet, atual piloto da Nascar, no volante do modelo EVO XTR, o X Team Mitsubishi obteve uma excelente classificação logo de cara, podendo optar pela pole position na primeira bateria de provas. Contudo, acostumado com um tipo de largada (iniciada com o apagar das luzes vermelhas), o piloto brasileiro acabou saindo antes do esperado na partida de sua bateria - nos X Games, além das luzes vermelhas, há um intervalo de tempo até o acionamento das luzes verdes, que autorizam a prova. Por conta disso, Nelsinho teve de cumprir uma punição quando era o líder da prova, o que acabou jogando a equipe para a repescagem.


X Team Mitsubishi
A punição acabou determinando o resultado do time, que foi para a repescagem e chegou em terceiro entre seis carros, ficando de fora das finais por uma posição (apenas os dois melhores seriam classificados). Mesmo assim, o resultado foi considerado positivo pelo sócio do X Team, Geraldo Rodrigues, uma vez que o time se arrumou às pressas para a primeira corrida e teve seu primeiro contato com o carro e a competição em Foz do Iguaçu.

“Ficou um gosto doce na boca com essa estreia. Afinal, competimos sem fazer feio contra carros que custam meio milhão de dólares e pilotos consagrados com larga experiência. Quero agradecer o Nelsinho pelo profissionalismo e dedicação em todos os dias do evento. Foi um bom começo. Agora já sabemos como funciona e isso ajudará muito na próxima etapa, em Barcelona, quando teremos o Guiga Spinelli no volante”, comenta Rodrigues.

Nelsinho Piquet

Apoiado por Petrobras e com os patrocínios de Mitsubishi, SKY e Outback, o X Team Mitsubishi volta às pistas entre os dias 16 e 19 de maio, com a etapa de Barcelona dos X Games, que marcará a estreia de Guiga Spinelli, um dos maiores pilotos de rally do Brasil, a bordo do EVO XTR no GRC.


FICHA TÉCNICA - PETROBRAS MITSUBISHI EVO XTR
Motor: MIVEC Turbo (Garrett TR30R)
Potência: aproximadamente 475 cavalos
Câmbio: sequencial, seis marchas
Tração: integral
Suspensão: Exe-tc
Rodas: Enkei Nt03+M
Pneus: Cooper RallyCross
Freios, pinças e rotores: AP Racing
Capô e asa traseira: fibra de carbono
Portas, parachoques, carroceria traseira e paralamas: material composto
Painel: fibra de carbono
Banco, cinto, extintor e santantonio: de acordo com as especificações da FIA

Calendário do Global RallyCross em 2013
1ª etapa - 18 a 21 de abril - Foz do Iguaçu (Brasil)
2ª etapa - 16 a 19 de maio - Barcelona (Espanha)
3ª etapa - 27 a 30 de junho - Munique (Alemanha)
4ª etapa - 10 a 13 de julho - New Hampshire (Estados Unidos)
5ª etapa - 17 a 20 de julho - Bristol (Estados Unidos)
6ª etapa - 31 de julho a 3 de agosto - Los Angeles (Estados Unidos)
7ª etapa - 7 a 10 de agosto - Atlanta (Estados Unidos)
8ª etapa - 19 a 22 de setembro - Charlotte (Estados Unidos)
9ª etapa - data a definir - Las Vegas (Estados Unidos)

Fonte: Imprensa Mitsubishi Motors